Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Estado capacita alunos para multiplicarem técnicas de resolução de conflitos nas escolas

Capacitação formará 40 estudantes pelo Programa Educação para a Paz, o qual chamou a atenção de três países que desejam reproduzi-lo em suas redes de ensino.

Por Redação
26/11/2018 14h49

Treinamento está sendo realizado no Centro de Valorização da Educação (Cveduc), em Macapá

Nos dias 26 e 27 de novembro, cerca de 40 estudantes da rede estadual de ensino participarão do Curso de Práticas Restaurativas para Jovens, do Programa Educação para a Paz (Epaz) em Macapá. Os estudantes vão aprender técnicas que ajudam a resolver conflitos da rotina escolar e multiplicarão o conhecimento nas escolas em que estudam. O treinamento está sendo realizado no Centro de Valorização da Educação (Cveduc).

O curso terá duração de 16 horas. A próxima formação será em dezembro, deste ano, no município de Santana, para mais 40 jovens. O programa Epaz busca capacitar, ainda, as merendeiras e até os responsáveis pelos estudantes, ampliando e integrando a política educacional por meio das competências socioemocionais de seus atores.

O estudante Lázaro Furtado, 16 anos, da Escola do Novo Saber (tempo integral) Colégio Amapaense, integra a primeira turma de jovens capacitados no Epaz. Ele acredita que as práticas restaurativas ajudarão no protagonismo juvenil dos alunos. “O jovem precisa entender a importância do seu papel e se apropriar dos recursos disponíveis para tornar a escola um lugar cada vez melhor”, comentou.

A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, frisou que a educação é o caminho para que a sociedade alcance mais qualidade de vida. “Conseguiremos vencer muitos obstáculos se investirmos na educação. Valorizar e trabalhar as competências socioemocionais dos nossos estudantes nos ajudará neste processo”, destacou.

Formação permanente

Desde a assinatura dos termos de cooperação entre Governo do Amapá - através da Secretaria de Estado da Educação (Seed) -, Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) e Ministério Público do Estado (MP/AP) - principais parceiros do Epaz -, a Secretaria de Educação vem preparando seus profissionais para desenvolver a pedagogia restaurativa em seus ambientes escolares.

A Seed já capacitou 176 profissionais da educação como Facilitadores em Práticas Restaurativas. São profissionais de Macapá e Santana. Outros 108 profissionais iniciaram o curso no dia 13 de novembro. Ao final dessa formação, a rede estadual de ensino terá 284 facilitadores em práticas restaurativas.

Epaz no México

No dia 9 de novembro, o Programa ‘Educação para a Paz’ foi apresentado no Congresso Internacional do Centro Latino-americano de Administração para o Desenvolvimento (Clad), em Guadalajara, México. Dos 134 painéis apresentados nessa edição do Congresso, o Epaz foi o único da Região Norte do Brasil aprovado, de um total de dez painéis brasileiros. Três países da América Latina querem reproduzir o programa Educação para a Paz em suas redes de ensino.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!