Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Amapaenses encerram participação nos Jogos Escolares da Juventude 2018 com cinco medalhas

Foram quatro bronzes e uma prata em 14 dias de competições em Natal (RN); atletas do Amapá disputaram nove, das 14 modalidades esportivas.

Por Da Redação
26/11/2018 16h53

No total, 5.038 atletas dos 27 estados brasileiros e do Distrito Federal, representaram 2.153 escolas, competindo nas 14 modalidades

Em 14 dias de Jogos Escolares da Juventude 2018, em Natal (RN), os atletas amapaenses encerraram as competições com saldo de cinco medalhas, do total de nove modalidades disputadas por atletas de todo o país na faixa etária de 12 a 14 e 15 a 17 anos. Foram quatro bronzes e uma prata. Para a delegação de 141 pessoas entre técnicos, dirigentes e atletas participarem do evento esportivo, o Governo do Amapá garantiu as passagens aéreas, assim como, para a delegação de 30 pessoas que participaram das Paralimpíadas Escolares 2018, em São Paulo.

As três últimas medalhas de bronze foram conquistadas num dia só: quinta-feira, 22, três dias antes de terminar as competições. Foi quando Manuele da Cruz Cardoso de Oliveira, da Escola Estadual Everaldo Vasconcelos, do município de Santana, venceu no judô, Tainá Helena Soares, do Rio Grande do Sul, na categoria 12 a 14 anos, meio leve até 44 quilos. O outro bronze quem garantiu foi Iago Santos, também da Escola Everaldo Vasconcelos, que venceu o atleta Antônio Rocha Pacheco, do estado do Maranhão, nessa mesma modalidade.

E a outra medalha de bronze garantida, no mesmo dia, foi na luta olímpica, quando a amapaense Vitória Feitoza, da Escola de Gestão Compartilhada Militar António Messias, venceu a pernambucana Lorrany Silva, no Ginásio do DED e, também subiu ao pódio.

As outras duas primeiras medalhas, de bronze e de prata, foram no tênis de mesa e no badminton, respectivamente. Mariana Mourão, de uma escola da rede particular de Macapá, passou para a semifinal no tênis de mesa, ao derrotar a catarinense Ana Flávia Cabral, por 3 x 1, e chegou na fase seguinte com esperança do ouro. Mas a paulista Lais Mika Yuta, impediu o sonho da medalha dourada ao vencer de 3 a 1. Mesmo assim, Mariana teve espaço no terceiro lugar.

Já a aluna Kellen Thais de Lima, da Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares, conquistou a prata no badminton, disputando na categoria 15 a 17 anos, ao lado da paulista, Tamires Santos, com quem formou dupla na competição. Kellen perdeu na final para Jaqueline Lima, do Piauí, e Kailane Santos de Pernambuco, por 2 a 0, no Ginásio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

No total, 5.038 atletas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal representaram 2.153 escolas, competindo nas 14 modalidades esportivas, que fizeram parte da programação. Os atletas amapaenses disputaram no ciclismo, vôlei de praia, natação, tênis de mesa, xadrez, atletismo, badminton, judô e luta olímpica.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!