Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Turma produz documentário e animação durante programa Jovem Digital

O documentário e demais trabalhos realizados na escola serão expostos no dia 4 de dezembro na instituição, e no dia 5 uma caminhada encerra a programação.

Por Da Redação
27/11/2015 09h12
Estudantes do ensino médio da Escola Estadual Sebastiana Lenir concluíram na manhã desta sexta-feira, 27, o curso “Expressões Cinematográficas”, promovido pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap). Como resultado do curso, os alunos produziram o documentário “Projeto Diversidade na Escola” sobre o trabalho social de mesmo nome, realizado na Sebastiana Lenir, que trata temáticas indígenas e afrodescendentes. O documentário e demais trabalhos realizados na escola serão expostos no dia 4 de dezembro na instituição de ensino, e no dia 5 uma caminhada encerra a programação.

 

O curso faz parte do Projeto Jovem Digital, desenvolvido pelos servidores do centro com o intuito de fomentar a pesquisa, estudo e a aproximação ao mercado de trabalho relacionado com a produção de vídeos, documentários, curta metragens e animações.

 

Além da produção do documentário, os estudantes também tiveram a oportunidade de produzirem, no laboratório do Jovem Digital, a animação “O Príncipe Preto”, que fala do poema de Marcelo Serralva, artista que se apresenta em todo o Brasil para com crianças de todas as idades. Marcelo, que é educador musical, compositor e escritor, mostra aos pequenos, diversos temas atuais de forma lúdica e leve. Como no poema “Príncipe Preto”, que fala de um príncipe negro, que acha estranho nas histórias que ouve, não ter ninguém parecido com ele.

 

Os próprios estudantes pesquisaram sobre a diversidade e a cultura afrodescendente, e determinaram o poema do artista como ponto principal dos trabalhos no curso. Um desses alunos, João Davi Cardoso, de 17 anos, viu, além da oportunidade de se aprofundar sobre o tema, a oportunidade de estudar com recursos de alta tecnologia. “Sempre fui curioso a respeito do mundo do cinema, e quando vejo as produções, observo tudo a respeito das técnicas utilizadas”, destaca. João Davi pretende cursar a faculdade de Jogos Digitais em São Paulo.

 

Para o diretor-presidente do Prodap, José Lutiano Costa, o projeto Jovem Digital é mais do que ensinar aos alunos, é aproximá-los da instituição. No ato da entrega dos certificados, o diretor agradeceu não só à equipe coordenada pelo gerente de Tecnologia do Prodap, Ronaldo Moura Palha, mas também aos alunos e professores da Escola Sebastiana Lenir. “Temos este projeto há mais de dois anos, porém fico grato com a provocação da escola, pois possibilitou este laço com alunos e professores, contribuindo para o lado pessoal e profissional deles”.

 

Com esta primeira turma concluída, a equipe de professores do projeto Jovem Digital, prevê edital para o fim de janeiro de 2016, com cursos de fotografia, áudio e edição de áudios, além de vídeos e produção de vídeos, tanto para estudantes, servidores e público em geral interessados nessa área, que cresce cada vez mais no mercado de trabalho.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!