Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Seminário discute políticas integradas de saúde na escola

O objetivo é de promover a integração das ações do PSE com os segmentos sociais que realizam ações educativas nas escolas públicas do Estado do Amapá.

Por Redação
26/11/2015 09h29
O auditório do Museu Sacaca foi palco nesta quinta-feira, 26, do 1º Seminário Estadual de Políticas Integradas de Promoção a Saúde do Escolar.  O evento, promovido pelas Secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e da Educação (Seed), teve o objetivo de promover a integração das ações do Programa Saúde na Escola (PSE) com os segmentos sociais que realizam ações educativas nas escolas públicas do Estado do Amapá.

 

Na ocasião, foram destacados alguns avanços do Programa Saúde na Escola, dentre eles a proposta de junção da saúde e educação, em prol da construção de estratégias para melhorar a qualidade de vida para a sociedade.

 

Em 2013 sete escolas das áreas indígenas foram pactuadas no programa, além das oficinas de sensibilização para gestores municipais, objetivando a inserção do programa em todos os municípios do Estado e a articulação com o Ministério Público Federal.

 

Embora existisse de fato o Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual do Programa Saúde na Escola, ele só passou a existir de direito no dia 12 de novembro de 2015, através de decreto do governador Waldez Góes. O documento foi entregue para as integrantes que compõem o programa no Estado.  

 

A representante do Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual, Adma de Queiroz Cruz, em discurso emocionado, falou que agora os profissionais existem e são reconhecidos de fato e de direito. “Nós esperamos por este momento por muito tempo, estamos muito felizes recebendo este documento que legaliza nossa atuação”, afirmou.

 

A secretária de Estado de Educação, Conceição Medeiros, enfatizou que sem saúde é difícil o aluno avançar.  “Os nossos alunos precisam de nós, precisamos nos esforçar cada vez mais para melhorar a qualidade de vida e da educação no Amapá”.

 

O vice-governador do Estado, Papaléo Paes, fez questão de parabenizar todos os envolvidos no programa e reverenciou os profissionais da educação e saúde que se dedicam todos os dias à melhoria da qualidade de vida da sociedade amapaense. “Vocês são verdadeiros guerreiros. A saúde educacional do nosso Estado só veio ganhar com a presença destes profissionais”, afirmou.

  

Atualmente, os Grupos de Trabalho Intersetoriais desenvolvem atividades com 155 escolas envolvendo mais de 40 mil escolares. A programação contou com a apresentação do coral da Escola Estadual José de Anchieta, composto por alunos que possuem necessidades especiais.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!