Dia do Doador de Sangue: Voluntários são homenageados no Hemoap
O evento teve a presença da banda de música do Corpo de Bombeiros.
O hemocentro recebe, em média, 50 doações por dia. Segundo Sávio Guerreiro, diretor do Hemoap, uma bolsa de 450ml de sangue coletado pode ajudar até quatro pessoas, daí a importância da doação frequente.
"Temos que agradecer muito a essas pessoas que se dedicam a ajudar o próximo, pois são eles que mantém o Hemoap, são os responsáveis pelo nosso trabalho e esforço de sempre estar com estoques abastecidos e atendendo a demanda de emergências de nossos hospitais", disse.
O Governo do Estado do Amapá parabeniza e reconhece a dedicação dos voluntários em prol da vida do ser humano. "Os doadores não doam somente o sangue, eles doam e nos ensinam a cidadania. Parabéns à todos pela determinação e empenho em salvar várias vidas", disse o vice governador, Papaléo Paes.
No Brasil existem alguns requisitos para que uma pessoa possa doar sangue. Para ser voluntário, é necessário ser maior de 18 anos, ter peso superior à 50kg, não estar grávida, não ter feito tatuagens recentemente, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 24hs que antecedem a doação, entre outras condições.
No Hemoap o sangue coletado passa por seis tipos de exames: HIV, dois tipos de Hepatite B, Hepatite C, Doenças de Chagas e HTLV - vírus que infecta as células de defesa do organismo, os linfócitos.
Dados do Ministério da Saúde (MS) indicam que atualmente, são coletadas no país, cerca de 3,6 milhões de bolsas/ano, o que corresponde ao índice de 1,8% da população doando sangue, o que está dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS). (Informações Ministério da Saúde)
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!