Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo avalia criação de um Centro de Desenvolvimento Econômico do Amapá

Anúncio foi feito pelo governador Waldez Góes, durante encontro com gestores de órgãos estratégicos do Executivo Estadual nesta sexta-feira, 11.

Por Redação
11/01/2019 16h42

Governador destacou a necessidade de reestruturação da máquina pública e de fomento à economia amapaense

O Governo do Amapá prossegue com a agenda prioritária de planejamento e reestruturação da Administração Pública para alavancar o setor econômico do Estado. Como parte desse compromisso, o governador Waldez Góes anunciou, durante reunião com o vice-governador, Jaime Nunes, e gestores de órgãos estratégicos do Executivo estadual, que avalia criar um Centro de Desenvolvimento Econômico do Amapá. O encontro aconteceu nesta sexta-feira, 11, no Palácio do Setentrião, em Macapá.

A pretensão com esse mecanismo é que sejam reunidos, em um só lugar, os órgãos do eixo de desenvolvimento econômico da gestão, como forma de alinhar e tornar mais céleres as ações, decisões e execução de políticas públicas da área.

O governador Waldez Góes pontuou que as ações de reestruturação da máquina pública e de fomento à economia são essenciais para o cumprimento do compromisso firmado com a sociedade amapaense desde o período eleitoral: melhorar e ampliar as entregas nas áreas sociais fundamentais, como educação, saúde, segurança pública e assistência – passando pelos programas sociais como Amapá Jovem, Renda Para Viver Melhor e Luz Para Viver Melhor.

“Para melhorar as políticas públicas sociais, precisamos urgentemente mobilizar nossa base produtiva, verticalizar, industrializar o Amapá. Para isso, um passo importante é integrar os órgãos estratégicos, alinhar as ações, desburocratizar a gestão, dar mais transparência e utilizar da expertise do vice-governador, Jaime Nunes, para alavancar o nosso setor econômico”, registrou Góes, mencionando que o Comitê de Controle e de Qualidade do Gasto Público (CQG) também será fundamental nesse processo.

O governador pontuou que agendas de trabalho, como a desta sexta-feira, estão acontecendo periodicamente, e que o intuito é reavaliar a estrutura do governo, como a medida inicial de todo esse processo. Góes acrescentou que até o início de fevereiro, serão anunciadas outras decisões importantes, que vão impactar de forma mais positiva a estratégia de desenvolvimento econômico do Amapá.

“Se precisar extinguir órgãos, vamos extinguir; enxugar, diminuir gastos, diminuir a duplicidade e sobreposição de tarefas, tornar os processos mais transparentes em ações que já estão encaminhadas - como a regularização fundiária, e outras ações que ainda serão iniciadas; tomar decisões necessárias a melhorar os serviços de licenciamento ambiental, assistência rural, florestal mineral, de crédito”, acrescentou Góes.

Participaram da agenda, além do governador e vice, gestores da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá); Gabinete Civil do Governador (GabGov); Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz); Procuradoria-Geral do Estado do Amapá (PGE); e dos Institutos Estaduais de Florestas (IEF) e do Meio Ambiente e Ordenamento Territorial (Imap).

Plano de Mineração

Durante o encontro também ficou acertado que a Agência Amapá irá finalizar o Plano de Mineração do Estado do Amapá (2019-2030), para que seja socializado com a população em audiências públicas na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), no retorno das atividades legislativas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!