Vendas no varejo crescem 3,2% no Amapá
Dados são do IBGE e referem-se ao mês de novembro de 2018; o comércio varejista ampliado também registrou alta de 2% em relação a outubro.
Alta no comércio varejista foi registrada na série com ajuste sazonal
Em novembro de 2018, o comércio varejista amapaense cresceu 3,2% frente a outubro, na série com ajuste sazonal, segundo divulgado pela Unidade Estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Amapá.
Na série sem ajuste sazonal, frente a novembro de 2017, o volume de vendas do comércio varejista cresceu 3,2%. O acumulado no ano foi -1,7% em novembro, enquanto o acumulado nos últimos 12 meses ficou em -2,5%.
O comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, avançou 2% em relação a outubro.
Frente a novembro de 2017, o volume de vendas no varejo ampliado caiu 2,8%. O acumulado no ano desta comparação ficou em -0,5%, enquanto que o acumulando nos últimos 12 meses foi de -0,4%.
O Amapá está entre os 25 Estados da Federação que tiveram índices positivos na série com ajuste sazonal de outubro para novembro de 2015. O destaque, em termos de magnitude de taxa no comércio varejista, foi para Bahia (8,7%), Rondônia (8,2%) e Maranhão (7,7%). Os recuos foram registrados em Tocantins (-0,5%) e Roraima (-0,1%).
Já no comércio varejista ampliado, 26 estados, incluindo o Amapá, mostraram aumento nas vendas, com destaque para Rondônia (7,4%), Sergipe (6,4%) e Pará (6,2%). O único com resultado negativo nessa comparação foi em Roraima (-1,5%).
Com informações do IBGE
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!