Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Polícia Civil apresenta relatório anual de produtividade e traça metas para 2019

Qualidade no atendimento à população nas delegacias é uma das prioridades, com aprimoramento no registro de boletim de ocorrência.

Por Redação
24/01/2019 22h15

Dados foram apresentados nesta quinta-feira, na primeira reunião geral de 2019

A Polícia Civil do Amapá divulgou nesta quinta-feira, 24, um balanço da produtividade das delegacias em 2018. Os dados de produtividade da polícia judiciária foram apresentados na primeira reunião geral de 2019 ocorrida no auditório da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), com a presença de cerca de 80 delegados de polícia de todos os municípios amapaenses.

Conforme levantado pelo Núcleo Setorial de Planejamento, foram registradas 69,4 mil ocorrências policiais; mais de 12,1 mil boletins de ocorrência online na Delegacia Eletrônica, cujos registros mais comuns são de perda e extravio de documentos, acidentes automobilísticos sem vítimas e danos culposos decorrentes de fatos atípicos; cerca de 7 mil inquéritos policiais (tendo sido concluídos 75% com autoria definida), o que significa que 5,2 mil foram relatados pelos delegados e encaminhados ao Poder Judiciário.

Ainda de acordo com o levantamento, foram lavrados 3,7 mil termos circunstanciados de ocorrência e mais de 2,2 mil medidas protetivas de urgência foram solicitadas ao Poder Judiciário, em favor de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Mais de 2,7 mil autos de prisões em flagrante foram realizados e cumpridos 1.020 mandados de prisão.

Foram apreendidas 200 armas de fogo e recuperados 403 veículos automotores. Cerca de 50 mil pessoas foram ouvidas nas delegacias; mais de 32 mil intimações realizadas e, produzidos cerca de 4 mil relatórios de ordem de missão. 

Foram incineradas mais de 300 kg de drogas em todo o Estado e elucidados cerca de 60% dos casos de homicídios, cujo registro foi de aproximadamente 421 homicídios em todo o Estado.

Em 2018, a Polícia Civil realizou 33 operações policiais, destacando-se as operações Midas, Anjos da Lei, Bifront e Reverso, onde 1.128 indivíduos foram presos. Na operação Anjos da Lei, o Estado do Amapá foi o segundo estado brasileiro a realizar o maior número de prisões, ficando atrás, apenas do Estado de São Paulo. No total, foram lavrados mais de 15 mil procedimentos policiais.

Planejamento

A apresentação do levantamento foi feita aos delegados com análise da adoção de parâmetros de manutenção de alguns indicadores e também foram discutidas diretrizes de melhorias do serviço policial para o ano de 2019.

O delegado Uberlândio Gomes, que assumiu como delegado-geral da instituição em 23 de abril de 2018, avaliou o desempenho das unidades policiais de forma positiva. “Tivemos avanços substanciais, mas precisamos aprimorar o trabalho da Polícia Civil com as metas de aumento no quantitativo de inquéritos policiais e termos circunstanciados concluídos, bem como, dobrar o número de operações e prisões realizadas em 2018”, frisou.

Gomes anunciou aos delegados que estão programadas para acontecer, ao longo de 2019, outras reuniões, a cada trimestre, que possibilitarão o acompanhamento de perto, do trabalho executado nas delegacias para o cumprimento das metas, das dificuldades enfrentadas no dia a dia e o compartilhamento de informações, tudo em busca da excelência no serviço prestado à população.

Para aperfeiçoar o levantamento de dados estatísticos, o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp/Senasp) em parceria com a Polícia Civil do Amapá, implantou o Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE). Trata-se de um novo sistema de registro de ocorrências com mais recursos, segurança, eficiência, agilidade e interação entre as policias civis de todo o Brasil.

Metas

Dentre as metas de resultados traçadas para o ano de 2019, a principal delas é elevar o quantitativo de conclusão mensal, por cada delegado de polícia, para 12 inquéritos policiais e 20 termos circunstanciados.

A qualidade no atendimento à população nas delegacias é uma das prioridades da Polícia Civil. O registro de boletim de ocorrência deverá ter o atendimento aprimorado, tendo em vista que em 95% das delegacias já está implantado o Sistema de Procedimentos Policiais Eletrônicos.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!