PM deflagra Operação Macacoari para combater crimes de trânsito e ilícitos penais
Além dos batalhões de área, Operação conta com apoio de agentes penitenciários, Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá e Guarda Municipal.
Policiais fizeram bloqueio viário nas rodovias para abordar condutores suspeitos
Acontece neste final de semana a Festividade São Sebastião, uma das maiores festas religiosas e culturais de Itaubal do Pirirrim, município localizado a 112 km de Macapá. Anualmente, este evento costuma atrair inúmeros visitantes para a comunidade do Carmo do Macacoari, que fica a 14 km da sede do município. E, pensando na segurança e proteção dessas pessoas, a Polícia Militar do Amapá (PM/AP) deflagrou neste sábado, 26, a Operação Macacoari, contando com a participação de vários batalhões e parceiros.
Operação Macacoari
Além de garantir a segurança dos participantes do evento, o objetivo é combater os ilícitos de trânsito, assim como, ampliar as ações preventivas e repressivas dos ilícitos penais, segundo explicou o capitão Alves Neto, que está no comando da operação.
“Todos os anos, pelo menos 30 mil pessoas se deslocam de várias cidades para acompanhar essa festa e a maioria é da capital Macapá. Montamos barreiras e deslocamos policiais para a comunidade do Carmo do Macacoari, com o propósito de garantir a segurança dessas pessoas e combater crimes”, destacou o capitão Alves Neto.
Parcerias
Além dos batalhões de área, a Operação conta com o apoio de agentes do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) e a Guarda Municipal.
“Esses órgãos são de extrema importância para realização dessa grande operação. Vamos manter nossas ações durante todo final de semana, também na rodovia AP-070, com o bloqueio viário para abordagem e verificação de veículos suspeitos, com o intuito de apreender armas e munições”, afirmou o capitão Alves Neto.
Festividade
A Festividade de São Sebastião teve sua origem pautada na devoção de alguns moradores da comunidade que, no dia 20 de janeiro, rezavam melosas ladainhas em honra a São Sebastião.
Com o passar dos anos, a festa foi adquirindo, também, o caráter popular e tornou-se conhecida em todo o Estado do Amapá, como a Festa do Macacoari.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!