Escola do Macapaba lança livro infantil sobre meio ambiente escrito por estudantes
Livro foi produzido por meio do projeto de educação ambiental; publicação está disponível para consulta na biblioteca da escola.
Alunos escreveram histórias infantis sobre temas ambientais e também ilustraram o livro
Preservar a natureza, reciclar, cuidar da fauna e da flora, são ações que devem ser estimuladas desde criança. Na Escola Estadual Profª Marly Maria e Souza da Silva, que fica no Conjunto Habitacional Macapaba, a consciência ambiental está presente no dia a dia dos estudantes e, principalmente, nas aulas da professora Roseane Maciel. A publicação está disponível para consulta na biblioteca da instituição de ensino que foi entregue pelo Governo do Amapá em 2018. Em breve poderá ser acessada no site da Secretaria de Estado da Educação (Seed).
Na tarde de quarta-feira, 30, a comunidade escolar do Conjunto Macapaba foi convidada para prestigiar o lançamento da 1ª edição do livro “Profª Rose e seus alunos que amam a natureza”. A obra nasceu de um projeto de educação ambiental, desenvolvido durante o ano letivo de 2018, com estudantes do 3º ano do ensino fundamental da escola Marly Maria.
O livro tem histórias infantis com temas ambientais escritas pelos próprios estudantes do 3ª ano, além de ilustrações também desenhadas pelas crianças. De acordo com a professora Roseane Maciel, o objetivo do projeto foi alcançado: fazer com que os estudantes tenham consciência ambiental e conhecimento sobre as diversas curiosidades a respeito da fauna e da flora nacional e internacional, tornando-os defensores dos animais e da preservação da natureza.
“Eles sentiram o prazer de escrever as estorinhas interessantes sobre os animais que estudamos e, também, a alegria de ilustrar esse livro”, disse a idealizadora do projeto.
O estudante Thiago Alves, 10 anos, colaborou com o livro com uma ilustração e uma história sobre “Os três pingüins”, que foi escrita por ele e mais dois colegas de sala.
“Fiquei muito feliz em estudar com a professora Rose, pois aprendemos muitas coisas relacionadas à natureza e à política dos cinco R’s: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar”, comentou o estudante.
A professora Roseane descreve em seu livro que “a prática pedagógica ambiental amplia atitudes que junta o aluno com a comunidade, desenvolve valores e costumes que promovem a transformação nos aspectos naturais e sociais para a preservação do meio ambiente, necessário à qualidade de vida e sua sustentabilidade”.
A assessora técnica do Núcleo de Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação (Nefei/Seed), Simaria Oliveira, enalteceu a iniciativa e, considerou que ela deve ser ampliada, não só para as outras turmas da unidade escolar, como também para outras escolas da rede. “Tudo isso é louvável. Além de cuidarem da natureza, vocês também cuidam do ambiente em que estudam”, observou Oliveira, dirigindo-se aos pequenos escritores e ilustradores.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!