Seed divulga lista dos educadores selecionados para o “Prêmio Professores do Brasil”
O prêmio instituído em 2005 pelo Ministério da Educação (MEC) está em sua 9ª edição e valoriza as boas experiê
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) divulgou a lista dos quatro profissionais do Amapá que foram selecionados na fase estadual do “Prêmio Professores do Brasil”.
No Estado, 40 professores iniciaram a seleção, sendo que 16 finalizaram o processo e foram distribuídos nas categorias de alfabetização, 4º e 5º ano, 6º ao 9º ano e Ensino Médio. Os professores se inscreveram de acordo com a categoria em que atuam.
O prêmio instituído em 2005 pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), está em sua 9ª edição e valoriza as boas experiências vivenciadas pelos professores e seus alunos.
Os selecionados por categoria são: Iolanda Sá Freire, da Escola Estadual Emílio Médici, do município de Laranjal do Jari, com o projeto “Reeducação Saindo da Caixa”; Rosinaldo Miranda Maia, da Escola Maria Esmeralda, do município de Amapá, com o projeto “Musicalidade no Processo Interdisciplinar”; Marivalda dos Santos Melo, da Escola Coelho Neto, com o projeto “Gota D’Água: Plantio; e Lilian Torres Chaves, da Escola Rivanda Guimarães, com o projeto “Escritores do Meu Lugar”.
O projeto “Musicalidade no Processo Interdisciplinar”, de autoria do professor Rosinaldo Miranda Maia, tem como objetivo envolver o aluno através da música e da dança no mundo em que a aprendizagem é mais acatada pelo aguçar do ensino através das artes. “A música contagia e motiva o processo ensino-aprendizagem. Entendemos que o processo tradicional está obsoleto e não há mais lugar para ele na atual conjuntura da educação brasileira”, disse o gestor.
A professora Iolanda Sá Freire, do município de Laranjal do Jari, que também teve seu projeto selecionado, explica que a iniciativa foi criada para mostrar aos professores, que apesar dos desencantos em alguns momentos diante das adversidades enfrentadas durante a profissão, existem meios para melhorar a prática pedagógica nas escolas.
“A ideia é construir uma prática educativa diferente das habituais em nosso cotidiano escolar. Sair dos muros da escola, remendar, costurar o nosso entorno e a nós mesmos. Ver a educação sair das paredes, da sala de aula, dos muros da escola e fazer a alma da criança cantar. É bastante gratificante”.
Premiação
Serão premiados nacionalmente cinco professores em cada uma das seis categorias, totalizando 30 experiências selecionadas. Cada uma vai receber R$ 7 mil. Em cada categoria deverá ser premiado um professor por região geográ?ca do país.
Dentre os cinco professores premiados em cada categoria, um será selecionado para receber premiação extra de R$ 5 mil. Dos trinta professores premiados, dois terão o direito de carregar a tocha no evento de revezamento da tocha olímpica em 2016, tendo como critério de seleção a identificação de valores ligados ao espírito olímpico ou estímulo à prática de atividade física nas experiências pedagógicas, se houver.
A divulgação do resultado final do Prêmio Professores do Brasil ocorrerá entre os dias 23 de novembro e 11 de dezembro deste ano, a cargo da Secretaria de Educação Básica, por meio de publicação no Diário Oficial da União e nos sítios eletrônicos das instituições promotoras do evento.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!