Governo anuncia sistemas de transparência e gestão no Encontro de Gestores Escolares
Sistemas Retrato Escolar e Sig-Contas Educação darão acesso à comunidade escolar, população e aos órgãos de controle dos gastos das escolas estaduais.
Anúncio das novas ferramentas foi feito nesta quarta-feira, no último dia do Encontro de Gestores Escolares
O Governo do Estado do Amapá visa proporcionar uma gestão escolar cada vez mais transparente, integrada e eficiente para a população. Nesta quarta-feira, 6, durante o segundo e último dia de Encontro de Gestores Escolares, no auditório do Sebrae, em Macapá, foram anunciadas ferramentas de transparência e gestão que vão auxiliar os gestores escolares nos desempenhos administrativo/financeiro nas escolas estaduais.
O primeiro sistema é o Retrato Escolar. Nesta ferramenta, o diretor deverá preencher formulários com as informações inerentes e necessárias da sua unidade escolar, como planejamento, orçamento e pessoal. O procedimento deverá ser feito a cada início de ano, antes de começar o calendário letivo, para que tanto a instituição escolar quanto a Secretaria de Estado da Educação (Seed) possa ter um retrato (mapa real) da situação escolar em todas as vertentes.
Os formulários já podem ser preenchidos pelo gestor no site www.epaz.seed.ap.gov.br/retrato. Futuramente, esse banco de dados, até então individual, será utilizado no projeto Observatório da Educação, que reunirá informações de todos os sistemas utilizados na Seed (SIGEduc, SIGRH, Siplag, entre outros) e vai centralizar as informações de todas as escolas da rede estadual. Desta forma, será possível obter, online, um mapa com a realidade das quase 400 escolas da rede estadual. Será possível consultar recursos escolares, manutenções e reformas físicas, carências ou profissionais excedentes nas unidades escolares e outras funções.
Sig-Contas Educação
Foi anunciada também aos gestores escolares a mais nova ferramenta que será utilizada assim que começar o ano letivo de 2019. Trata-se do Sig-Contas Educação, que visa disponibilizar todas as informações, desde o cronograma de desembolso da Seed aos gastos que são feitos com a utilização do cartão-escola. Outros encaminhamentos de recursos aos caixas escolares migrarão automaticamente para este novo sistema. Todos os órgãos de controle poderão acessá-lo.
O Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) vai agendar uma data para apresentar e capacitar os gestores escolares à nova ferramenta.
Prestações de contas
No próximo mês, qualquer cidadão poderá acessar no site da Seed todos os documentos correlatos às prestações de contas dos caixas escolares do ano letivo de 2018. Será disponibilizado no endereço eletrônico: www.seed.ap.gov.br.
De acordo com a secretaria adjunta de Apoio à Gestão da Seed, Keuli Baia, esta é uma atitude pioneira em todo o país, pois o Amapá é o único Estado que vai disponibilizar essas informações. “Toda escola precisa estar organizada para oferecer um melhor aprendizado e ambiente de ensino. Nossos sistemas reforçam nosso compromisso com a transparência e também visam aproximar mais a comunidade escolar e o cidadão nesse acompanhamento dos gastos em nossos caixas escolares”, finalizou.
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