Para manter combate a endemias, SVS enxuga aditivo e recontrata 235 agentes
Profissionais vão reforçar ações vigilância em saúde com apoio às prefeituras. Relação de convocados está disponível no Diário Oficial e no site da SVS.
Campanha do Governo do Amapá alerta população a se manter vigilante contra as doenças relacionadas com o Aedes
O Governo do Estado do Amapá divulgou nesta segunda-feira, 18, o Termo Aditivo com a relação dos agentes de endemias recontratados para o ano de 2019. O documento está disponível no Diário Oficial do Estado e no site da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).
Ao todo, 235 profissionais foram recontratados para reforçar as ações de prevenção e educação em saúde com apoio às prefeituras. O único município que terá a relação específica divulgada na terça-feira, 19, será Vitória do Jari.
Os profissionais convocados deverão se apresentar no dia 28 de fevereiro, na nova sede da SVS, às 8h30, com a mesma documentação original da primeira convocação. A SVS fica localizada na Avenida Treze de Setembro, nº 1988, no bairro Buritizal, na zona sul de Macapá.
De acordo com o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia, a partir da orientação de contingenciamento de recursos no Estado e, também por critérios técnicos de efetividade dos agentes nos municípios, os contratos foram renovados.
“A previsão é contar com esses profissionais a partir do mês de março. Há previsão de muitas chuvas este ano e, em que pese o excelente desempenho do Amapá nos últimos anos, obtendo expressiva redução de casos de doenças relacionadas ao Aedes aegpty, por exemplo, necessitamos dos agentes de endemias para atuar nas ações de todas as vigilâncias: epidemiológica, ambiental, sanitária e de saúde do trabalhador”, justificou Malafaia.
Dados
O Amapá começa 2019 com expressiva redução nos índices de casos confirmados de doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegipty. Segundo a SVS, em seis semanas de monitoramento, os casos confirmados de dengue caíram de 80 para 4, o que representa redução de 95%. Os registros são referentes ao período de 30 de dezembro de 2018 a 9 de fevereiro de 2019.
Já os casos confirmados de febre chikungunya tiveram redução de 16 para 3, com 81% de redução. Sobre o zika vírus, o mês de janeiro não teve nenhum caso no registrado. Em 2018, houve 7 casos.
Campanha
O Governo do Amapá iniciou, nos meios de comunicação, uma campanha de conscientização da população de combate ao Aedes aegpty. Com apelo ao público infantil, a “Caça ao Mosquito” convoca toda a população a ser vigilante em saúde.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!