Governo do Amapá habilita 17 leitos de UTI Neonatal e Canguru
Com habilitação dos leitos o Hospital da Mulher Mãe Luzia irá receber mais recursos para melhorar atendimento a recém-nascidos.
Hospital da Mulher Mãe Luzia é referência pública em atendimento neonatal no Amapá
O Governo do Estado do Amapá (GEA) habilitou junto ao Ministério da Saúde 11 leitos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e 6 leitos da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Canguru (UCINCa) do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML).
Anteriormente apenas 5 dos 24 leitos da UTIN eram habilitados junto ao MS. A habilitação significa recursos para investimento no atendimento aos recém-nascidos; serão R$ 295.650,00 para os leitos habilitados na UCINCa e R$ 1.537,648,64 para a UTIN por ano.
O HMML ainda conta com mais um leito na UCINCa, totalizando 7, e 23 leitos na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo).
Segundo a secretaria adjunta de Atenção à Saúde, Hely Góes, o processo para qualificação dos leitos envolveu desde a gestão até os profissionais da assistência. “Essa foi uma conquista da equipe, todos se envolveram para que isso desse certo. Montamos uma força-tarefa para aumentar o número de profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas; quase todas as categorias receberam reforços”, frisou a gestora.
Além disso, foram feitas revitalizações de ambientes e infraestrutura, o Hospital foi contemplado com novos aparelhos como fototerapia neonatal, aspiradores de secreção e incubadores de transporte.
Também foram implementados projetos como QualiNeo, ApiceOn e Qualiti Hospitalar, que atuam na implementação de protocolos para melhorar a assistência aos usuários e a gestão dos recursos financeiros e humanos das unidades, além da adoção de boas práticas que promovem a qualidade e segurança do paciente.
O HMML é, atualmente, a referência pública em atendimento neonatal e tem garantido grandes melhorias na assistência humanizada ao recém-nascido, que tem impacto direto com a melhoria dos índices de mortalidade.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!