Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Amapá apresenta Tesouro Verde à Associação Brasileira de Desenvolvimento

ABDE está percorrendo o Norte, Nordeste e Centro-Oeste para consolidar agências de fomento; governo quer fortalecer conceito de sustentabilidade verde no país.

Por Redação
26/02/2019 16h59

Secretário Executivo da ABDE, Marco Antonio Lima, apresentou aos técnicos da Afap estratégias de desenvolvimentoSecretário Executivo da ABDE, Marco Antonio Lima, apresentou aos técnicos da Afap estratégias de desenvolvimento

O Governo do Amapá aproveitou a vinda de representantes da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) a Macapá para apresentar a eles o Programa Tesouro Verde, política pública amparada nos serviços ambientais para a promoção do desenvolvimento sustentável. A apresentação ocorreu nesta terça-feira, 26, na Agência de Fomento do Amapá (Afap), momento em que também foi apresentado um panorama para reforçar o papel do Sistema Nacional de Fomento no desenvolvimento do Brasil.

A ABDE reúne as agências de fomento do país, dentre elas a Afap, além de bancos públicos federais, bancos de desenvolvimento controlados por estados da federação, bancos cooperativos, bancos públicos comerciais estaduais com carteira de desenvolvimento, Finep e Sebrae. A Associação tem o papel de definir e promover estratégias inovadoras para o desenvolvimento sustentável, econômico e social.

O secretário Executivo da ABDE, Marco Antonio Lima, informou que a missão em 2019 é consolidar as agências de fomento das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e, para isso, visitas a essas instituições serão feitas ao longo do ano.

“Não vai haver desenvolvimento no Brasil se essas regiões não se desenvolverem. Para isso, é necessário que haja uma consciência nacional. Nós precisamos aproveitar todas as potencialidades e, o Amapá tem muito a contribuir, principalmente, por meio da sustentabilidade verde e o entendimento da ABDE é trabalhar a criatividade, o desenvolvimento e a inovação”, destacou Marco Antonio.

Com base nesse entendimento da ABDE, o secretário de Estado do Planejamento (Seplan), Eduardo Tavares, participou da visita que os representantes da Associação fizeram à Afap para apresentar o Tesouro Verde. “É muito importante receber a ABDE no Amapá e poder apresentar um instrumento que atende à demanda internacional de ter um programa de políticas públicas e uma plataforma que possa integrar serviços ambientais de fomento sustentável”, justificou o secretário.

O governador Waldez Góes, inclusive, já está tratando do assunto durante as suas agendas fora do Estado. Na semana passada, por exemplo, ele obteve da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, o compromisso de articular com os ministérios da Economia e do Meio Ambiente a ampliação do Tesouro Verde, inicialmente, para os demais estados da Região Norte.

Fomento

Ainda durante a visita à Afap, os representantes da ABDE apresentaram um panorama para reforçar o papel do Sistema Nacional de Fomento. O presidente da Agência de Fomento do Amapá, Francisco de Assis Costa, enfatizou que a vinda da Associação é importante para o fortalecimento da Afap como integrante das instituições brasileiras de desenvolvimento.

“É sempre uma satisfação receber a ABDE, principalmente, porque ela é uma associação que concentra todas as ações e políticas do Sistema Nacional de Fomento, nos dando suporte na melhoria de processos e na busca de resultados para o desenvolvimento da Afap”, considerou Francisco de Assis.

Estiveram presentes na reunião a Gerente Técnico Operacional da ABDE, Cristiane Viturino, e ainda, gerentes e assessores da Afap.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!