O projeto chegou à escola Castro Alves por solicitação da própria diretora, Márcia Neide G
O serviço consiste em eliminação de possíveis focos de infecção e orientação sobre os cuidados com a cavidade oral.
A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom) do Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL) conta com o setor de estomatologia que presta assistência odontológica a pacientes com qualquer tipo de câncer. O serviço consiste em eliminação de possíveis focos de infecção e orientação sobre os cuidados com a cavidade oral.
Com base nos protocolos do Instituto Nacional do Câncer (Inca), dois odontólogos especializados atendem, em média, 40 paciente por semana. O trabalho inicia antes do tratamento quimioterápico e cirúrgico, com avaliação, orientação e eliminação de possíveis infecções na boca. Durante a terapia, o processo de atendimento continua para minimizar danos e desconforto ocasionados pelos efeitos da terapia.
Segundo o odontólogo especialista em estomatologia do setor, Elvys Cunha, o tratamento com quimioterápicos ocasiona baixa imunidade no organismo e os efeitos provocam lesões na boca. "A quimioterapia causa uma série de alterações na mucosa oral, efeitos como infecções, alterações no paladar, diminuição do fluxo salivar e mucosite são frequentes, e quando não tratados, acabam em complicações", completou.
Para ter acesso ao serviço os interessados devem se encaminhar ao setor de marcação de consulta da Unacon, localizada no Hospital de Clínicas Alberto Lima, das 13h30 às 18h, e agendar a consulta.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!