Seafro realiza 13ª Caminhada Zumbi dos Palmares
O tema da caminhada este ano é “Capoeira, Luta de Resistência e Patrimônio Imaterial da Humanidade”.
A titular da Seafro, Núbia de Sousa, explicou que a caminhada tem como principal objetivo levar à reflexão sobre a história de resistência do povo negro ao longo dos séculos no Brasil. De acordo com ela, pelo menos cinco mil pessoas devem participar do evento. “Todos os anos a caminhada carrega um tema. Dessa vez a intenção é valorizar a capoeira, através do mestre Grilo, que é um dos mais velhos representantes do segmento no Estado”, informou.
A caminhada vai percorrer as ruas do Centro da cidade até à sede do Centro de Cultura Negra do Amapá (CCNA), no bairro do Laguinho. A previsão é que a caminhada chegue antes da Missa dos Quilombos, que é o ponto principal do mês da Consciência Negra.
O presidente do Instituto Mocambo, Paulo Axé, informou que 34 grupos que fazem parte do movimento de capoeira no Estado já foram mobilizados para participar da Caminhada. Segundo ele, o Amapá, desde o início da nova gestão, tem crescido nas políticas públicas para afrodescendentes com a valorização das tradições. “O projeto é educacional e valoriza os princípios da igualdade racial. Estão todos convidados para essa grande caminhada”, finalizou.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!