Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Waldez volta a cobrar ministro da Saúde sobre revisão da tabela do SUS

Revisão da tabela do SUS vem sendo continuamente cobrada pelo governador Waldez Góes desde 2015, sendo esta uma pauta de consenso entre todos os estados.

Por Redação
10/03/2019 23h57

Governador Waldez Góes aproveitou a visita do ministro Luiz Henrique Mandetta para reforçar a pauta

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, sinalizou que está disposto a colocar em pauta a revisão da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, o pano de fundo será a reorganização do serviço prestado pela atenção básica, depois a média complexidade e, por último, a alta complexidade. O pronunciamento foi feito durante agenda cumprida neste domingo, 10, no Amapá, em visita às obras do Hospital Universitário, em Macapá.

A revisão dos valores dos procedimentos de saúde vem sendo continuamente cobrada pelo governador Waldez Góes desde 2015, sendo esta uma reivindicação de todos os estados da Federação. Ele aproveitou a visita do ministro para reforçar a pauta. “Temos uma tabela do SUS defasada há quase duas décadas, infraestruturas defasadas e o Estado procurando resolver essas situações, investindo muito alto os recursos do Tesouro. Na década de 90, quase 70% dos custos da saúde pública eram financiados pelo governo federal. Hoje, apenas 30% o governo federal financia. Essa é uma empreitada que vamos buscar com a bancada federal”, reiterou o governador.

Em seu pronunciamento Mandetta explicou que entre 2003 e 2004, a tabela do SUS foi substituída por um formato de contratualização – formação de contratos entre partes com metas quantitativas e qualitativas. Com isso, a tabela deixou de ser referência para a compra/contratação de produtos e serviços de saúde e, como consequência, não foi mais atualizada.

“Partiu-se para uma outra estratégia de financiamento do SUS que tem se mostrado insuficiente para poder encarar os desafios de como financiar o Sistema Único de Saúde”, relatou o ministro acrescentando que esse é um debate vivo no parlamento brasileiro. “Temos e queremos sempre um debate forte no parlamento sobre o orçamento público de saúde”, complementou.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!