Estudantes do Amapá são finalistas na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da USP
Projetos de Macapá e Porto Grande tratam sobre sustentabilidade, resgate de vítimas em rios e conserto de pequenas e médias embarcações.
Leonardo de Melo e Geferson Guilherme Pascoal estão na final com o projeto “Veículo Controlado Remotamente
Duas escolas da rede estadual são finalistas e representarão o Amapá na 17ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida e organizada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Os projetos serão apresentados entre os dias 19 a 21 de março, na Cidade Universitária, na capital paulista. A cerimônia de premiação Febrace 2019 será no dia 22 de março.
Os estudantes selecionados desenvolveram projetos na área de sustentabilidade, resgate de vítimas em rios e conserto de pequenas e médias embarcações. As escolas selecionadas foram: José do Patrocínio, em Macapá; e Elias de Freitas Trajano, localizada no município de Porto Grande.
Os estudantes da escola José do Patrocínio: Leonardo de Melo dos Santos e Geferson Guilherme Pascoal da Costa, acompanhados pela orientadora Dayse Maria Queiroz Nascimento e do coorientador Marlon Carlos Thomaz Pereira vão apresentar o projeto “Veículo Controlado Remotamente (ROV) – ajudando na manutenção de médias e pequenas embarcações e na busca por vítimas de acidentes em rios e lagos”.
Leonardo explica que o “ROV” foi criado para ajudar os mergulhadores no Rio Amazonas, uma vez que a água turva dificulta a visibilidade destes profissionais no resgate de possíveis vítimas. Ele afirma que o equipamento ajudará com informações antecipadas sobre as condições da água e do ambiente de maneira geral.
“Com o ROV, o mergulhador poderá se preparar para o ambiente que ele encontrará embaixo da água, sem precisar se expor aos riscos de um ambiente desconhecido. O protótipo possui, ainda, um sensor de temperatura da água e uma lanterna”, explicou o estudante. O ROV também auxilia na manutenção de pequenas e médias embarcações.
Já os estudantes da escola Elias Trajano: Lucas Souza Feitosa e Caio Souza Feitosa, acompanhados pela orientadora Juzileide Raimunda Sena da Silva, apresentarão o projeto “Compósito fabricado com resíduo de papel como aplicação em design de produtos”.
Os projetos finalistas serão apresentados na mostra que reúne jovens talentos pré-universitários, de todo o país, mobilizando professores e alunos do ensino básico e, também, mestres e doutores especialistas das várias áreas das ciências e engenharia. Além das duas escolas da rede estadual mais uma particular e um instituto também irão representar o estado.
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) vai custear as passagens aéreas das equipes das escolas estaduais.
Prêmio Febrace
Neste ano, a mostra contará com 332 projetos de Ciências e Engenharia desenvolvidos por 751 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todo o País. Desde 2003, a Febrace utiliza como estratégia pedagógica a disseminação e difusão da pesquisa científica e tecnológica, buscando estimular e desenvolver a cultura investigativa, por meio da inovação e o empreendedorismo na educação fundamental, média e técnica do Brasil.
Confira a lista completa dos vencedores, clicando aqui.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!