Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo aproxima a população da história da Fortaleza com atos simbólicos

Como parte da programação do aniversário de 237 anos da Fortaleza, a imagem de São José foi levada da Catedral para a Fortificação.

Por Redação
17/03/2019 16h42

Celebração ocorreu na capela da Fortaleza de São José, como acontece tradicionalmente todos os anos

De forma tradicional, a imagem de São José de Macapá percorreu as ruas da capital, sendo levada da Catedral de São José para a Fortaleza de São José de Macapá, na manhã deste domingo, 17. O Governo do Estado do Amapá preparou uma programação especial, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que encerra na próxima terça-feira, 19, feriado do padroeiro da capital.

Um ato religioso marcou essa primeira parte da programação, na capela da Fortaleza de São José. O turismólogo Jubi Miranda ressalta que o ato simbólico é fundamental para manter a tradição. “A capela faz parte de todo o conjunto arquitetônico da Fortaleza, pois sempre que há uma fortificação, no contexto de guerra, há uma capela para a questão religiosa”, explicou Miranda.

Após a saída da Catedral, a imagem percorreu as ruas de Macapá até chegar à Fortaleza. O gerente do museu da Fortaleza de São José, Francisco Siqueira, foi quem carregou a imagem até a capela. “Por ser católico desde pequeno, nasci no centro e sempre participei das atividades da Igreja de São José, uma relação muito próxima desde criança. Há três anos estou participando ativamente dessa programação da recepção da imagem de São José. Estamos trabalhando para melhorar a relação dos devotos entre as diversas religiões, para entenderem o sentido de homenagear o padroeiro da cidade e manter a cultura e tradição”, afirmou Siqueira.

O primeiro registro de festejo no Livro Tombo da Cúria Diocesana foi em 19 de março de 1949, mas há relatos de que os fiéis já homenageavam o santo padroeiro antes disso. Para o secretário de Estado da Cultura, Evandro Milhomem, a programação aproxima a população da história. “Ajudar a construir essa programação, que reconhece a Fortaleza historicamente, é aproximar a população mais ainda da nossa história. Uma singela homenagem que estamos fazendo, para que possamos dar o pontapé no grande projeto que vamos transformar a Fortaleza este ano”, disse.

O secretário de Cultura afirma ainda que a programação desse ano é mais extensa, contando com a presença de autoridades, o corte do bolo, apresentação artística com os cantores da terra, exposição de artes plásticas e uma parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) para uma programação lúdica com dança, lazer e esportes.

Programação

Terça-feira (19/03)

Local: Fortaleza de São José

9h – Abertura da programação de aniversário de 237 anos da Fortaleza de São José de Macapá.

Abertura da exposição fotográfica: “Macapá Através dos Tempos” – fotos da Macapá antiga. (Segue durante toda semana)

Exposição da Guarda Territorial – “Memorial da Guarda Territorial” (segue durante toda semana)

9h30 – Palavra das autoridades

Parabéns e corte do bolo comemorativo

Apresentação artística cultural

Tarde

Local: Anfiteatro da fortaleza

15h – Aulão de danças (Zumba, Axé, Dance e outros)

Atividades lúdicas, esportivas e de lazer (Para crianças)

Fortaleza

Inaugurada no dia 19 de março de 1782, a Fortaleza de São José de Macapá é considerada a maior fortificação do Brasil, segundo pesquisas arqueológicas da Universidade de Pernambuco. Ela foi erguida com o propósito de defender a Amazônia diante da possibilidade de uma suposta invasão francesa.

Localizada em uma área extensa de quase 30 mil metros quadrados à margem esquerda da foz do Rio Amazonas, a Fortaleza de São José é um dos mais antigos pontos turísticos da capital amapaense. Foi tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), em 22 de março de 1950, e elevado à categoria de museu em 2007.

A consequência mais marcante da construção da Fortaleza foi a criação e desenvolvimento da Vila de São José de Macapá, que deu origem à capital amapaense.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!