Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Equinócio das Águas reúne cultura e ciência no Monumento Marco Zero do Equador

A programação iniciou pela manhã e finalizou com atrações musicais. Fenômeno do Equinócio ocorreu às 18h58.

Por Redação
20/03/2019 21h40

Momento exato do fenômeno foi comemorado com festa ao ritmo do marabaixo no Monumento Marco Zero do Equador

Ao som do batuque dos tambores, exatamente às 18h58 desta quarta-feira, 20, acontecia o Fenômeno do Equinócio, que marca a mudança de estações nos hemisférios norte e sul, em todo o planeta. A Secretaria de Estado do Turismo do Amapá (Setur) realizou a programação do Equinócio das Águas, no monumento Marco Zero do Equador, em Macapá, enaltecendo a cultura e a ciência entre jovens de escolas públicas e particulares e o público presente.

Estudantes, turistas e visitantes locais participaram da programação que começou pela manhã com gincanas educativas e seguiu pela tarde com o 'Mix Tour Musical' onde se apresentaram a banda Sl.1, a cantora Elisângela Ramos, o grupo de marabaixo da União Folclórica do Igarapé do Lago, Fiéis de Nossa Senhora da Piedade e também o cantor Ramon Frazelly.

Decidimos fazer algo diferente para marcar o fenômeno. Contamos com os alunos para a parte científica e a presença dos demais visitantes que puderam aproveitar o conteúdo e as atrações culturais. Assim, as pessoas que ainda não conheciam puderam ter uma nova perspectiva sobre a relação desse evento com o Amapá”, ressaltou a secretária de Estado do Turismo, Maria Luciane Costa.

O estudante Diogo Ferreira, 15 anos, curtiu muito a programação. “É muito bom poder relembrar o conhecimento científico sobre o Equinócio, a explicação pelos guias de turismo foi muito boa e, com certeza, o conhecimento foi bem aproveitado por todos nós através das dinâmicas e gincanas”, relatou o jovem.

No monumento Marco Zero do Equador, a recepção de turistas é constante. A Setur conta com intérpretes de espanhol, francês e inglês diariamente no ponto turístico. O empresário Antônio Espeleta é de São Paulo e faz parte de um grupo filantropo chamado Legião da Boa Vontade, que veio realizar um ato solidário em Macapá. Para ele, o conhecimento repassado foi o que mais chamou a atenção.

“Estamos em um grupo de quatro pessoas, apenas de passagem pelo Amapá, e demos sorte de chegar nesta época do Equinócio. Aprendemos muito com os guias de turismo do ponto turístico e vamos repassar essas informações para nossos amigos em outros estados”, afirmou o Espeleta.

Entre os atrativos da programação, artesanatos das comunidades Maracá e Cunani estavam em exposição. A tradicional gengibirra, bebida alcóolica feita com gengibre açúcar e água, também estava disponível para degustação, pela empresa Mangarataya, que está há pouco tempo no mercado, mas já faz sucesso com a venda de gengibirra e de geleia de gengibre.

Equinócio

O fenômeno se dá pelo alinhamento do sol com a linha imaginária do Equador, que divide os hemisférios Norte e Sul do planeta, marcando a troca das estações. A sombra do sol que reflete no obelisco do monumento, em Macapá, fica simétrica nos dois polos, demonstrando o fenômeno. Durante o Equinócio, o dia e a noite possuem a mesma duração. O evento acontece duas vezes ao ano no Amapá, em março e em setembro, e atrai centenas de turistas para o estado.

De acordo com Jeová Pereira, diretor de planejamento da Setur, o Equinócio da Primavera, realizado em setembro, vai ter novidades como a I Jornada de Turismo do Meio do Mundo, um evento que vai reunir os secretários e dirigentes de Turismo da região Norte no Amapá para tratar sobre políticas públicas do segmento. “Já estamos trabalhando o encontro dos gestores e dirigentes do turismo de todos os estados da região Norte. Vamos fazer um encontro no Amapá ao estilo das grandes feiras internacionais, com rodadas de negócios, exposição de stands e atrações culturais”, concluiu.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!