Governadores vão buscar planejamento integrado de combate à violência na Amazônia
Discussões serão divididas em dois painéis com pautas contínuas no primeiro dia do 17º Fórum que será sediado em Macapá em 28 e 29 de março.
Uso de teconologias, troca de experiências e operações integradas serão discutidas pelos gestores
O planejamento integrado da segurança pública nos estados que compõem a Amazônia Legal será mais uma vez um dos focos das discussões dos chefes de Estado durante o 17º Fórum de Governadores da Amazônia Legal. O evento acontece nos dias 28 e 29 de março no espaço Nuance Eventos, na rotatória do Araxá, na zona sul de Macapá.
As discussões da Câmara Setorial Segurança pública acontecerão durante o primeiro dia de evento, e será dividida em dois painéis segmentados por temas em que os gestores deverão debater uma agenda em comum para o enfrentamento da violência na Amazônia.
Durante o primeiro painel será feita uma avaliação da situação atual da segurança pública em cada Estado com a identificação de problemas e objetivos conjuntos para que sejam selecionadas ações prioritárias, de curto e médio prazo, e linhas diretivas para um Plano de Ação.
Já no segundo painel, foi definida uma agenda de trabalho inicial, a partir de três iniciativas: Uso de tecnologias na Segurança Pública – Troca de experiências e estratégias de compartilhamento e integração; Segurança Pública nas Faixas de Fronteira – Operações Integradas e Operações Conjuntas em Áreas Federais (reservas indígenas e florestais).
Ao término das discussões, será feito um resumo de tudo o que foi tratado para subsidiar as deliberações dos governadores no segundo dia do Fórum. Durante a atual edição, os gestores também farão uma avaliação das proposições feitas nos fóruns anteriores e uma análise dos objetivos que já foram alcançados.
Fórum de Governadores
O Fórum de Governadores da Amazônia Legal foi criado em 2008 com o objetivo de levantar propostas comuns de desenvolvimento sustentável, que possam ser implementadas pelos nove estados que compõem a região: Amapá, Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins.
São criadas Câmaras Setoriais para se discutir os temas e, ao final de cada encontro, os governadores elaboram uma carta contendo as principais demandas comuns a todos os estados, a fim de que as reivindicações sejam evidenciadas à sociedade civil e Poderes constituídos. No 17º Fórum, as Câmaras Setoriais abordam os seguintes temas: Comunicação Pública, Segurança Pública, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Consórcio Interestadual.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!