17º Fórum de Governadores compartilha projetos econômicos sustentáveis
Projetos de sucesso que incentivam o desenvolvimento econômico sustentável foram apresentados na Câmara de Meio Ambiente.
Os secretários e técnicos também trataram do REDD+, entre outros projetos e programas de conservação do meio ambiente e compensação financeira
A Câmara de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável compartilhou no 17º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, sediado em Macapá, projetos de sucesso que incentivam o desenvolvimento econômico sustentável nos estados do Pará e Mato Grosso. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), desde os anos 90 até outubro de 2018, fomentou avanços importantes nos estudos sobre o açaí que desencadeou, inclusive, a exportação do fruto.
"Com a pesquisa pudemos identificar os benefícios do açaí, separá-lo por tipo e analisar seus componentes oxidantes. Essas informações ajudaram a despertar o interesse da França, que logo se espalhou para outras regiões do mundo", expôs o professor Hervé Rogez.
Já o secretário executivo de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso, Alex Marega, apresentou estratégias de Produzir, Conservar e Incluir (PCI) aplicadas no agronegócio, afirmando que é possível gerar renda, alimentos e manter os recursos naturais sem desmatar. Ele também adiantou que o Mato Grosso já investe em outras atividades como a agricultura familiar.
"Mostramos que para produzir, não é preciso desmatar. Temos grande produção agrícola, mas também uma grande área conservada", afirmou Marega.Os secretários e técnicos também trataram do REDD+, entre outros projetos e programas de conservação do meio ambiente e compensação financeira. Frisaram, ainda, a necessidade de acessar e racionalizar os recursos destinados ao meio ambiente, investir em recursos humanos, entre outros, para melhorar o trabalho desenvolvido nas secretarias de Meio Ambiente.
Mesa-redonda
Ao final das discussões, foi realizada uma mesa-redonda entre as câmaras setoriais do Meio Ambiente e do Consórcio Interestadual. Na oportunidade, o secretário de Planejamento do Amapá, Eduardo Tavares, frisou a necessidade de se estabelecer uma agenda ambiental e econômica permanente entre os estados da Amazônia Legal. "Temos a necessidade de fortalecer a agenda ambiental para também discutirmos a economia. Para isso, devemos criar mecanismos inovadores e financeiros", concluiu.
Todas as deliberações alinhadas durante a Câmara Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável foram encaminhadas como sugestão para que os governadores possam discutir os tema,s no segundo dia do fórum, nesta sexta-feira, 29.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!