Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Patrimônio Mundial: Comitê Gestor da Candidatura da Fortaleza avalia cumprimento de metas

Preparativos da candidatura do monumento amapaense serão apresentados em seminário nesta terça-feira, 2, no auditório da EAP, em Macapá.

Por Da Redação
01/04/2019 17h48

A Fortaleza de São José de Macapá compõe um conjunto de 19 fortificações de 10 estados brasileiros que concorrem ao título

As instituições envolvidas nos preparativos da candidatura da Fortaleza de São José de Macapá ao título de Patrimônio da Humanidade, vão apresentar nesta terça-feira, 2, o andamento das ações de cada uma para habilitar a fortificação ao concurso. As ações serão apresentadas durante o Seminário “Fortaleza de São José de Macapá: desafios para se tornar Patrimônio da Humanidade”. O evento ocorrerá de 8h às 13h no auditório da Escola de Administração Pública do Amapá (EAP), em Macapá.

Participarão do Seminário os componentes do Comitê Gestor da Candidatura da Fortaleza, formado em fevereiro deste ano. Fazem parte do comitê, representantes do Governo do Amapá, Prefeitura de Macapá, Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) e Federação de Turismo do Amapá (Fetur). Foram convidados para o evento, representes de Poderes constituídos, universidades, entidades de classe e representantes da sociedade civil.

“Faz-se necessário mobilizar e sensibilizar os diversos atores em prol da candidatura, avaliar a execução das ações planejadas e efetuar os ajustes necessários para alcançar as metas [da Carta de Recife]”, justificou o chefe adjunto do Gabinete do Governador e membro do Comitê Gestor da Candidatura da Fortaleza, Carlos Marques.

A Fortaleza de São José de Macapá compõe um conjunto de 19 fortificações de 10 estados brasileiros que concorrem ao título. O trabalho de preparação das candidaturas iniciou em abril de 2017 com a realização do Seminário Internacional de Fortificações Brasileiras, ocorrido no estado de Pernambuco e, que resultou na Carta de Recife. Esse documento contém as diretrizes e os eixos temáticos que agrupam as ações para a proteção, conservação e gestão do bem cultural, que devem ser executadas pelos diversos órgãos da União, do Estado e dos Municípios, em preparação da candidatura dos monumentos.

Já foram realizadas reuniões técnicas, vistorias e elaborados documentos, entre eles, o Regimento Interno do Museu e Plano de Gestão da Fortaleza de São José - este último com as ações a serem implementadas pelos diversos órgãos do Poder Público. Outros documentos e ações que estão em fase de planejamento e/ou de pesquisa ou elaboração, necessitam de intervenção conjunta das diversas esferas do Poder público e da sociedade para serem iniciados ou concluídos, com o fim de consolidar a candidatura da fortificação amapaense. Daí a necessidade de realização do Seminário nesta terça-feira.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!