Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Exposição retrata amor de pais militares por filhos autistas

Fotos que contam um pouco da relação entre autistas e seus familiares ficarão em exposição até domingo, 7, em um shopping da zona sul de Macapá.

Por Redação
03/04/2019 20h40

Há três anos, Antônio e a esposa Jaqueline passaram a se interessar pelo assunto quando descobriram que o filho Anderton era autista

O mês de abril é dedicado à conscientização sobre o Transtorno de Espectro do Autismo (TEA), em todo o mundo. No Amapá, policiais militares, pais de autistas, resolveram se unir em prol da causa, através da exposição fotográfica “Eu TEAmo”, que ilustra pais e filhos fardados e em momentos de muita demonstração de afeto.

A exposição foi lançada no dia 2, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, e segue até o próximo domingo, 7. As fotografias estão em expostas na praça de alimentação do Amapá Garden Shopping, localizado na Rodovia Juscelino Kubitschek.

Na abertura, os protagonistas da exposição e familiares compareceram ao local e também acompanharam um vídeo em homenagem a eles.

O policial militar Antônio Gomes e a esposa Jaqueline Santos há seis anos entraram no universo do autismo, superando limitações e comemorando evoluções do filho Anderton. Os pais foram alertados sobre a condição do filho pela professora dele, aos três anos de idade. “Foi um choque no começo, pois o que sabíamos sobre autismo era bastante superficial. Mas, pela qualidade de vida do nosso filho, buscamos conhecimento e adaptação”, relata o militar.

A mãe Jaqueline, relembra que a principal dificuldade para eles foi a comunicação. “Com o acompanhamento, ele evolui bastante, principalmente na comunicação verbal. Ele só começou falar a partir dos três anos e hoje, com seis, já o compreendemos melhor”, afirma Jaqueline.

Quem também vestiu a farda militar e posou para a foto foi Andrew Bittencourt, 23 anos, estudante do curso de engenharia elétrica. Ele é um exemplo de que as limitações causadas pelo autismo não são capazes de paralisar sonhos. Além dos estudos, Andrew também ajuda nas tarefas de casa e gosta de fazer atividades físicas. “Eu gosto muito de passear, ir à academia e estar com minha família”, declara o universitário.

A mãe, coronel PM Palmira Bittencourt, conta que o filho foi diagnosticado com TEA aos três anos de idade durante uma consulta ao fonoaudiólogo. Ele apresentou autismo com efeitos de hiperatividade.

“Ele subia em qualquer lugar de qualquer altura, portanto, o acompanhamento sempre foi rigoroso. Mas abolimos medicamentos para tratar, e nos aprofundamos na terapia, acompanhamento psicológico e etc. Hoje, Andrew encontrou equilíbrio e vive intensamente feliz. Eu nunca desisti dele e sempre acreditei que iria conquistar seu espaço, como vem fazendo”, enfatiza a mãe.

Exposição ‘Eu TEAmo’

A ideia surgiu quando um grupo de policiais militares do Amapá, com filhos portadores de TEA, começaram a trocar ideias por meio um aplicativo de mensagens instantâneas. O que os uniu, além da profissão, foi o amor incondicional. Eles começaram a interagir compartilhando experiências, tirando dúvidas e trocando sugestões de tratamentos e conhecimentos sobre o tema autismo. Com a troca de mensagens e fotos, surgiu a ideia coletiva de transformar a iniciativa em algo ainda mais positivo.

“Tivemos a ideia da exposição para estender o apoio a outras pessoas que também têm autistas na família. Temos conhecimento de causa sobre as barreiras, o preconceito e, também, a superação. Acreditamos que, com essa iniciativa, outros grupos de apoio sejam formados para apoiar os pais que estão enfrentando uma situação como essa e não sabem como agir”, incentiva a coronel PM Palmira Bittencourt.

Amapá Azul

Para atender às 28 mil pessoas com autismo no Estado, o Governo do Amapá sancionou, em 2017, o Pacote de Ações de Inclusão e Proteção às Pessoas com TEA, de autoria da deputada estadual Marilia Góes. O pacote inclui a lei que torna obrigatória a inserção do símbolo mundial do autismo nos avisos de atendimento prioritário dos estabelecimentos e logradouros públicos e privados, como agências bancárias, escritórios, estacionamentos, supermercados, entre outros.

Foi regulamentada a Carteira da Pessoa com TEA, permitindo que autistas de qualquer idade tenham direito à meia-entrada em cinemas, teatro, jogos de futebol, shows, entre outros eventos culturais e esportivos. A emissão do documento começou a ser feita em junho de 2018, no Super Fácil Zona Oeste, em Macapá. Desde então, já foram emitidas 326 carteiras. O Super Fácil pretende lançar uma campanha de divulgação do benefício.

Desde 2015, autistas ou os seus representantes legais têm isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A medida consta no Decreto nº 1641/15. Também, desde 2015, os servidores estaduais autistas ou funcionários públicos com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, podem requerer carga horária diferenciada de trabalho. A redução pode ser de 50% na jornada. O benefício também é extensivo para servidores com familiar enquadrado nesses requisitos, conforme disposto na Lei nº 1967/2015.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!