Governo apresenta benefício fiscal a empresas aéreas que atuam no Amapá
Para obter redução da alíquota do ICMS sobre combustível de aviação, companhias devem oferecer melhorias no serviço aéreo prestado aos amapaenses.
Além do governador Waldez Góes, participaram do encontro membros da equipe de governo, representantes das companhias aéreas e integrantes da bancada federal amapaense
Nesta terça-feira, 16, em Brasília, o governador Waldez Góes, acompanhado de equipe de governo, apresentou a representantes de três companhias aéreas os benefícios fiscais que podem ser oferecidos a empresas que desenvolvem atividades no Amapá. Antes da inauguração da nova estrutura do Aeroporto Internacional de Macapá, o governo do Estado foi autorizado a reduzir de 25% para até 3% a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para querosene e gasolina de aviação civil. Para usufruir do benefício fiscal, as companhias devem oferecer contrapartidas para ampliar a qualidade do transporte aéreo oferecido aos amapaenses.
O encontro contou com a participação do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, do senador Randolfe Rodrigues e outros integrantes da bancada federal amapaense. Durante a reunião, Waldez ressaltou que, com a medida, o objetivo é ouvir o que as empresas podem fazer para ampliar e melhorar a qualidade do serviço de transporte aéreo. “Queremos, por exemplo, discutir a possibilidade de voos para Laranjal do Jari ou Oiapoque, assim como para a Guiana Francesa. Outra intenção é melhorar a qualidade do serviço já existente, como a rota entre Macapá e Belém”, explicou Góes.
O governador informou que haverá outros encontros para que cada empresa apresente individualmente sua proposta para obter o benefício fiscal. Ele ressaltou que a medida é necessária porque o Amapá, atualmente, possui apenas duas opções de deslocamento, fluvial ou aérea. “Diante desta realidade, são necessárias providências como a diminuição da alíquota para oferecer um serviço melhor à população”, frisou o chefe do Executivo amapaense.
Presente na reunião, o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, considerou o encontro produtivo. “Tivemos a oportunidade de abordar assuntos como a ampliação da oferta de voos para o Amapá, tanto no ponto de vista internacional quanto do ponto de vista interno. O assunto continuará a ser debatido nos próximos encontros”, anunciou Sanovicz.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!