Governador anuncia força-tarefa para acelerar regularização fundiária no Amapá
Criado nesta terça-feira, 16, grupo reúne órgãos do governo estadual e federal e fortalece ações como o georreferenciamento das terras.
Encontro entre o governador Waldez Góes e o vice-ministro da Agricultura, Nabhan Garcia, contou com a presença de parlamentares do Amapá
O governador Waldez Góes anunciou nesta terça-feira, 16, a criação de uma força-tarefa para avançar na regularização fundiária do Amapá. O anúncio ocorreu em Brasília durante encontro com o secretário especial de Assuntos Fundiários e vice-ministro da Agricultura, Nabhan Garcia. Também participaram do encontro o senador Lucas Barreto entre outros membros das bancadas federal e estadual do Amapá.
O governador explicou que o processo de regularização fundiária vem avançando nos últimos anos e que é um passo importante para o desenvolvimento socioeconômico do Amapá. Ele lembrou que o Estado já possui uma das bases cartográficas mais avançadas do país e também a Rede Geodésica que mapeia o território com coordenadas geográficas de alta precisão. Além disso, o Exército Brasileiro já foi contratado pelo governo estadual para fazer o georreferenciamento das terras.
O grupo surge para fortalecer este trabalho. Além do Governo do Amapá, ele reúne o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA); o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), entre outros órgãos responsáveis pelo processo de regularização fundiária. “Com a força-tarefa, queremos acelerar este processo e garantir, definitivamente, a regularização das terras do Amapá, o que beneficiará, por exemplo, o desenvolvimento da agricultura em nosso Estado”, frisou o chefe do Executivo estadual. O tema será aprofundado no dia 24 de abril, durante encontro em Brasília.
Nabhan Garcia destacou que é compromisso do governo federal manter parceria com os Estados da Amazônia para garantir integração e desenvolvimento da região. “Nosso objetivo é transformar o Amapá em um Estado efetivamente pujante porque há potencial para isso”, ressaltou Garcia.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!