Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo inicia ação educativa contra o Aedes nas escolas

Programação iniciou pelo bairro Marabaixo I, em Macapá, com alto índice de risco para a proliferação do mosquito.

Por Redação
24/04/2019 17h02

Estudantes se tornarão multiplicadores na prevenção de doenças causadas pelo Aedes aegypti

O Governo do Amapá promoveu na manhã desta quarta, 24, a ação de educação em saúde na Escola Municipal de Ensino Infantil Raimunda de Lima Guedes, no bairro Marabaixo I, na zona oeste de Macapá. A iniciativa tem o objeto de orientar crianças a eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, além de apresentar o aplicativo “Caça ao Mosquito”.

A ação é organizada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cedec), Secretaria Municipal de Educação e Programa Saúde nas Escolas (PSE).

O técnico da Vigilância Ambiental da SVS, Aldo Mauricio, ministrou uma palestra e interagiu com os estudantes de forma lúdica, mostrando quanto o mosquito pode ser perigoso, transmitindo doenças, como dengue, zika vírus e febre chikungunya. Segundo Maurício, a atividade objetiva, também, mostrar que as crianças podem ser fundamentais na caça ao mosquito.

“É um público estratégico [o infantil], pois tem um elemento difusor. Eles vão chegar em casa e repassar para os pais. Essas crianças serão multiplicadoras do conhecimento que adquiriram hoje, na escola”, afirmou o representante da SVS.

O técnico destacou ainda que o bairro Marabaixo foi escolhido de forma estratégica, após análise do Levantamento Rápido de Índices (LIRAa), que indicou como alto o risco na região da capital.

Teatro e participação

Os agentes de endemias da SVS participaram de uma encenação teatral na qual representaram o mosquito da dengue e a ação para evitar que ele se reproduza e transmita a doença. A apresentação chamou a atenção da criançada que mostrou ter entendido a mensagem de prevenção. “A gente tem que limpar, não pode jogar lixo na rua, no rio e tem que preservar mais a natureza. Temos que limpar nosso quintal”, afirmou a estudante Júlia Maria estudante, 9 anos.

Os educadores também aprovaram a ação como forma de fortalecer o combate ao Aedes. “É muito importante tanto o trabalho feito em sala pelos professores quanto essas palestras com os técnicos do governo. O trabalho foi pensado pela grande incidência de alunos com dengue. Estamos em um bairro que tem um número alto de infectados pela doença”, afirmou a professora Darciane Costa.

Aplicativo

Na oportunidade, também foi apresentado o aplicativo “Caça ao Mosquito”, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) e pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), que incentiva as crianças a procurar os focos do Aedes. O aplicativo funcionará como fonte de dados para a SVS. O usuário tira fotos e manda a localidade do mesmo, e o órgão poderá mapear esses dados para que haja intervenção direta na localidade.

A próxima ação será realizada na Escola Estadual Lúcia Neves Deniur, no bairro Brasil Novo, zona norte da capital, no início de maio.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!