Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Professor de artes amapaense doa três de seus livros publicados à Biblioteca Elcy Lacerda

A Biblioteca Pública Elcy Lacerda recebeu nesta terça-feira, 11, um exemplar de cada uma das três obras de Ivaldo da Silva Sousa, professor de artes do Sistema Modular de Ensino e artesão

Por Redação
11/11/2015 15h35

A Biblioteca Pública Elcy Lacerda recebeu nesta terça-feira, 11, um exemplar de cada uma das três obras de Ivaldo da Silva Sousa, professor de artes do Sistema Modular de Ensino e artesão. Entre elas está o livro lançado recentemente pela editora Sal da Terra, de João Pessoa/PB - “Criatividade em sala de aula: despertando o potencial criador”, que faz um passeio pelas inquietações das atividades educacionais e induz à reflexão sobre o desenvolvimento das potencialidades dos alunos.

Os outros dois livros do professor-pesquisador sobre o mesmo tema foram lançados pela editora Virtual Books, de Minas Gerais: “As relações étnico-raciais em sala de aula: preconceito invisível, porém concreto” em 2013 e “Preconceito e Discriminação Racial: abordagens reflexivas de algumas teorias religiosas e científicas”, em 2014.

As obras foram recebidas pelo professor Paulo Tarso de Barros, que afirma ser a doação uma forma de preservação das bibliografias também. “As publicações no Estado aumentaram muito nos últimos anos devido às produções científicas, com isso, aumenta também a possibilidade de pesquisa”, completou.  

O livro ficará em uma sala específica para produções amapaenses com temas voltados para a Amazônia e questões afro-indígenas. Além da disponibilidade da obra na biblioteca pública, os interessados pela leitura também podem entrar em contato com o autor através do e-mail ivaldo-sousa@uol.com.br ou pelo número (96) 99113-5246.  

 As pesquisas realizadas pelo autor seguem temáticas prioritárias como o preconceito e a discriminação que, segundo ele, interferem no desenvolvimento da formação cognitiva educacional e na aquisição do conhecimento.

“A motivação pela linha de pesquisa surgiu através da observação em sala de aula, com casos de discriminação racial, que tem como consequência a inibição do aprendizado, principalmente daqueles que sofrem diretamente práticas racistas. No momento que você descobre os problemas, você pode sugerir mudanças nas relações interraciais”, disse Ivaldo Sousa.

Ivaldo afirma que as publicações não param por aqui, já está previsto para dezembro novo lançamento, desta vez na versão de romance científico.  

Sobre o autor

Ivaldo da Silva Sousa é doutorando em Ciências da Educação (UAA), é mestre em Ciência da Educação pela Universidade de Málaga, Espanha; pós-graduado em Psicopedagogia - Especialista em Educação; pós-graduado em História e Literatura Afrodescendente; pós-graduando em Metodologia do Ensino de Arte e graduado em Artes Plásticas. Atua como arte-educador no Sistema Educacional Modular de Ensino Médio; preside, concomitantemente, a Associação de Moradores do Bairro Santa Inês. É membro efetivo do Conselho de Segurança Comunitária do Bairro Santa Inês; consultor em Cultura e Artesanato pelo Sebrae-AP.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!