Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Amapá alcança 70% da cobertura vacinal contra o Influenza

No Dia D da campanha, ocorrido no sábado, 4, a Superintendência de Vigilância em Saúde reforçou as ações na capital, vacinando 470 pessoas.

Por Redação
06/05/2019 16h06

Ação do Estado ocorreu no Centro de Promoção Humana Frei Daniel Samarate, o Capuchinhos

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) divulgou nesta segunda-feira, 6, que o Amapá alcançou 70,27% de cobertura vacinal do público-alvo da Campanha Nacional de Mobilização Contra o Influenza. O Dia D da campanha aconteceu no sábado, 4, e as informações apuradas de cobertura vacinal são do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

Os municípios de Tartarugalzinho (95,49%), Pracuúba (94,88%) e Amapá (92,59%) foram os primeiros a ultrapassar a meta de pessoas vacinadas. Entre os públicos prioritários, o de puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) já alcançou a faixa de 113,59% de cobertura e 86,01% dos idosos também já receberam doses da vacina trivalente.

Para reforçar as ações no Dia D de mobilização, o Governo do Amapá disponibilizou um posto de vacina no Centro de Promoção Humana Frei Daniel Samarate, a sede dos Capuchinhos, em Macapá. O trabalho foi organizado pela SVS e foram atendidas 470 pessoas.

Após o Dia D, há ainda um cronograma para imunizar alguns grupos e ajudar os municípios a alcançar a meta de 90% de cobertura vacinal. É o caso dos militares do Corpo de Bombeiros que começaram a ser atendidos na semana passada, assim como os militares da Polícia Militar. O cronograma continua na sexta-feira, 10, com a imunização de policiais civis e, depois, os militares ativos das Forças Armadas.

Segundo a chefe da unidade de Imunobiológicos da SVS, Andréa Marvão, que acompanha o monitoramento da cobertura vacinal, o desempenho do Amapá continua sendo o segundo maior do país, atrás somente do Amazonas, que iniciou sua campanha antecipadamente. “Porém, os municípios devem reforçar o trabalho nos próximos dias para que os grupos prioritários que estejam com baixo percentual avancem”, frisou Marvão.

Em 2019, a Superintendência de Vigilância em Saúde distribuiu 213,7 mil doses da vacina trivalente para os municípios imunizarem os grupos prioritários da campanha.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!