Debate da Base Nacional Comum nas escolas da rede estadual acontece nesta quarta
A finalidade é facilitar e garantir o envolvimento de todos nas discussões de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes ao longo da educação básica.
Nesta quarta-feira, 11, a partir das 8h, acontecerá em todas as escolas da Rede Estadual de Ensino do Amapá o debate da Base Nacional Comum (BNC). A finalidade é facilitar e garantir o envolvimento de todos nas discussões de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes ao longo da educação básica, compreendida pela educação infantil, ensino fundamental, anos iniciais e finais, e ensino médio.
Para o coordenador de Desenvolvimento e Normatização das Políticas Educacionais, da Secretaria de Educação, Ailton Asdrúbal Guedes, o debate tem relevância para a formação do estudante e o fortalecimento da identidade da unidade escolar, pois a proposta é que o documento preliminar da BNC (postado no Portal da Base) seja analisado pela comunidade, à luz de suas características e do trabalho desenvolvido em cada unidade escolar.
Na ocasião, será entregue o material para auxiliar a organização dos debates (cartazes e folder), com os detalhes das etapas a cumprir durante esse período, que se encerra no próximo dia 14. São elas: Mobilização; Organização, Operacionalização e Inserção das Contribuições.
Para mais informações, acesse o portal www.basenacionalcomum.mec.gov.br
BNC
A Base Nacional Comum Curricular (BNC) vai deixar claro os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e se apropriar durante sua trajetória na educação básica, ano a ano, desde o ingresso na creche até o final do ensino médio. Com ela, os sistemas educacionais, as escolas e os professores terão um importante instrumento de gestão pedagógica e as famílias poderão participar e acompanhar mais de perto a vida escolar de seus filhos.
A Base será mais uma ferramenta que vai ajudar a orientar a construção do currículo das mais de 190 mil escolas de educação básica do país, espalhadas de Norte a Sul, públicas ou particulares.
Com a BNC, ficará claro para todo mundo quais são os elementos fundamentais que precisam ser ensinados nas áreas de conhecimento - Matemática, nas Linguagens e nas Ciências da Natureza e Humanas.
A Base é parte do currículo e orienta a formulação do Projeto Político Pedagógico das escolas, permitindo maior articulação deste. A partir da Base, os mais de dois milhões de professores continuarão podendo escolher os melhores caminhos de como ensinar e, também, quais outros elementos (a parte diversificada) precisam ser somados nesse processo de aprendizagem e desenvolvimento de seus alunos. Tudo isso respeitando a diversidade, as particularidades e os contextos de onde estão. Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!