Serviços e orientações vão encerrar programação do Mês do Autismo
Em comemoração ao mês dedicado ao autismo, acontece neste sábado, 30, no Centro Raimundo Nonato, uma programação que vai oferecer serviços de orientação e atendimentos
Em comemoração ao mês dedicado ao autismo, acontece neste sábado, 30, no Centro Raimundo Nonato, uma programação que vai oferecer serviços de orientação e atendimentos. As ações do Mês do Autismo tiveram, como objetivo, fomentar discussões sob a ótica dos direitos humanos.
No dia 2 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em dezembro de 2007. No Amapá, a programação que destacou a data aconteceu o mês inteiro, e será encerrada no sábado com a ação denominada “Combatendo o preconceito, reconhecendo direitos”. O evento vai acontecer das 8 às 13 horas, com ações envolvendo diversos órgãos estaduais.
Além do Governo do Amapá, a ação conta ainda com a colaboração da Associação Amapá Azul (Amazul), uma organização não governamental, e da deputada Marília Góes. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), ofertará consultas médicas com pediatras, fisioterapeutas e clínico geral. Também serão feitos encaminhamentos de exames e outras especialidades, além da aplicação de flúor, vacinação e atualização da carteira de vacinas e medicação básica.
O Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Super Fácil) emitirá carteira de Identidade e o cartão do SUS. A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) vai orientar os participantes sobre a obtenção da isenção do Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para deficientes físico, visual, mental e autista. O benefício foi concedido pelo governador Waldez Góes, no dia 1º de abril de 2015, véspera do Dia Mundial da Conscientização do Autismo.
Os cidadãos também receberão atendimentos jurídicos oferecidos pela Defensoria Pública do Estado do Amapá (Defenap), e orientações sobre o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), que assegura um salário mínimo a pessoa com autismo.
Na área da educação, serão ministradas palestras de sensibilização sobre o processo de inclusão do aluno com Transtorno de Espectro Autista. A Secretaria de Estado da Educação (Seed), reunirá como todos os professores do Atendimento Educacional Especializado, responsáveis por auxiliar os alunos matriculados na rede regular de ensino e que possuem TEA (Transtorno de Espectro Autista) matriculados nas escolas.
Em 2015, a deputada estadual, Marília Góes, considerando a necessidade de se discutir o autismo de forma mais ampla, fez a adesão da Assembleia Legislativa à Campanha Mundial de Conscientização ao Autismo – Mundo Azul.
O Centro Raimundo Nonato, onde acontecerá a programação no sábado, fica na rua Barão de Mauá, bairro Buritizal.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!