Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Agenda do Servidor: Governo abre todos os dados solicitados por entidades sindicais

Foram apresentados os dados da arrecadação e frustrações de receitas e disponibilizados aos representantes das categorias para estudos.

Por Redação
08/06/2019 17h17

Governador Waldez Góes recebeu os representantes das categorias na sala de reuniões do Palácio do Setentrião neste sábado, 8Governador Waldez Góes recebeu os representantes das categorias na sala de reuniões do Palácio do Setentrião neste sábado, 8

O Governo do Estado do Amapá (GEA) apresentou neste sábado, 8, todos os dados solicitados pelas categorias do funcionalismo público na Agenda do Servidor. Foram apresentados os dados da arrecadação e frustrações de receitas e disponibilizados aos representantes dos sindicatos para estudo. A medida foi para esclarecer dúvidas dos servidores em relação aos dados que inviabilizam o Executivo a conceder reajuste salarial às categorias.

“Estamos garantindo a transparência e o diálogo. Todas as informações e questionamentos, estamos esclarecendo e disponibilizando os dados para tomarem conhecimento da realidade fiscal do Estado”, informou o governador Waldez Góes, que recebeu os representantes das categorias na sala de reuniões do Setentrião.

O chefe do Executivo informou que o GEA segue trabalhando para efetuar o pagamento dos salários em dia e que essa é a prioridade. “Não podemos conceder a revisão salarial sem a segurança financeira de que conseguiremos honrar esses pagamentos”, explicou Waldez.

Arrecadação

Segundo explicado pelo secretário de Estado do Planejamento (Seplan), Eduardo Tavares, as frustrações de receitas são o principal fator que impede o governo de conceder a revisão salarial. Ele exemplificou que no mês de junho, a frustração de receita corresponde a R$ 25 milhões em relação ao esperado pelo Estado.

“Estamos em um cenário de insegurança econômica e isso obriga o governo a ter cautela nas solicitações feitas pelos servidores, como a revisão salarial. Temos uma projeção do Tesouro Nacional maior do que o que recebemos, comprometendo o nosso planejamento e causando um déficit”, esclareceu Tavares.

O secretário de Planejamento compartilhou com os sindicatos a previsão de queda no repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE) que, para julho é de 22%, o que representa algo em torno de R$ 55 milhões. “A previsão de junho se confirmou. E é bem provável que a de julho também se concretize, infelizmente”, comunicou.

Encaminhamentos

Ficou definida a criação de um grupo de estudo das despesas e receitas do Executivo com os sindicatos e a agenda de reuniões setoriais com cada sindicato. Além disso, o GEA se comprometeu em tratar com os bancos sobre a antecipação do 13° salário.

Para o presidente do Sindicato do Grupo Administrativo do Estado do Amapá, Mauro Oliveira, a transparência é fundamental para o diálogo. “O posicionamento do governador Waldez Góes em disponibilizar as informações detalhadas é fundamental. Esperamos poder alinhar as nossas informações com as do governo e chegarmos a um consenso”, disse Oliveira.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!