Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Marcha Estadual mobiliza população do Centro de Macapá a combater trabalho infantil

Governo, instituições e sociedade civil se unem à campanha nacional; teve distribuição de material informativo e conversas com trabalhadores e empresários.

Por Redação
12/06/2019 20h00

A marcha promoveu uma onda de informação e conscientização no centro comercial da cidade de Macapá

A Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims), realizou nesta quarta-feira, 12, a I Marcha Estadual de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, evento realizado em parceria com o Fórum Estadual de Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil, organização que tem como um de seus objetivos promover a reflexão e a discussão sobre o tema, a construção de consensos e propor estratégias para o enfrentamento ao trabalho infantil.

A data marca o dia 12 de junho, Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, que foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002. Desde então, a OIT convoca a sociedade e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil. No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei Nº 11.542/2007. Em 2019, o mote da campanha é “Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar”.

A marcha concentrou dezenas de pessoas na Praça da Bandeira e se deslocou pela Rua Cândido Mendes, promovendo uma onda de informação e conscientização no centro comercial da cidade de Macapá. A ação teve como destino o Parque do Forte, onde agentes apoiadores da causa e autoridades presentes, fizeram falas em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

“Este momento é de conscientização. Estas crianças que vivem no comércio vendendo bala, na verdade estão se prostituindo, sendo abusadas sexualmente ou vendendo drogas. Esta é a primeira marcha, mas nós pretendemos dar continuidade e realizar todos anos”, destacou a secretária de Inclusão e Mobilização Social, Albanize Colares.

A mobilização no centro comercial também aconteceu anteriormente com a distribuição de cartazes e material informativo. Além de conversas com trabalhadores do comércio e empresários.

“O Fórum existe desde a década de 90 e nós sempre demos apoio à várias ações. Ações como essa realizada pela Sims dão visibilidade para o combate ao trabalho infantil. Nós passamos pela área do comércio que é um lugar que têm várias ocorrências. E isso de certa forma vai conscientizando, esclarecendo e buscando adeptos a caminhar junto conosco contra o trabalho infantil“, ressaltou a assistente social Séfora Rôla e representante do Ministério Público do Amapá e do Fórum Estadual de Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil.

Mobilização

A missão da Sims no combate ao trabalho infantil se dá em torno de campanhas, assistência aos conselhos estaduais, formulação de políticas públicas, divulgação e acompanhamento dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros Especializados de Assistência Social (Creas), unidades públicas responsáveis por ofertar os serviços de proteção básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!