Amapá e Guiana Francesa discutem cooperação tecnológica na fronteira
Representantes dos dois países destacaram projetos para o setor digital e tecnológico que estão em andamento e poderão ser compartilhados.
Autoridades buscam fortalecer as relações socioeconômicas entre o Amapá, no Brasil, e o departamento ultramarino da Guiana Francesa, na França
O secretário de Ciência e Tecnologia do Amapá, Rafael Pontes, destacou durante a XI Reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça (CMT), nesta quarta-feira, 3, em Macapá, as oportunidades de cooperações tecnológicas entre o Amapá e a Guiana Francesa. O assunto estava na pauta do primeiro dia do encontro, que acontece até quinta-feira, 4, no Sebrae.
Entre os pontos citados, está um possível marco regulatório para que empresas brasileiras e franco-guianenses possam comercializar serviços de internet em ambos os países. Outro ponto em discussão foi a ligação através de cabos de fibra óptica da Guiana ao Amapá.
Pontes destacou alguns projetos que estão em andamento na região, como o Amazônia Conectada, que leva internet de alta velocidade através de infraestrutura óptica subfluvial nos leitos de rios da região.
Com a cooperação, o Amapá poderia usufruir da internet que chega ao continente através de um cabo submarino que vem da Europa até a Guiana Francesa. Isso resultaria numa melhora significativa dos serviços de internet no estado.
Por parte da delegação francesa, foram citadas oportunidades que podem favorecer o Amapá. Entre eles, está o uso por parte do Brasil, de um satélite que será lançado ano que vem e terá como gerenciador, a Guiana Francesa. Ele poderá ser utilizado pelo Amapá para melhorar a área de telecomunicações.
O governo francês se dispôs a disponibilizar ao Amapá suas tecnologias na região fronteiriça para melhorar seus sistemas de monitoramento em diversos setores, como o ambiental, de segurança pública na fronteira e na saúde para a prevenção de doenças.
Relação transfronteiriça
A fronteira do Amapá com a Guiana Francesa possui uma população estimada em 32 mil habitantes, sendo 26,6 mil pessoas só em Oiapoque, no extremo norte do Amapá, e aproximadamente 3 mil em Saint Georges, ambos divididos pelo Rio Oiapoque e, agora, interligados pela Ponte Binacional.
A Guiana Francesa é um departamento ultramarino da França com uma população total estimada em 296.711 e tem como principais atividades econômicas a agricultura, o turismo e a pesca. Para tratar das relações transfronteiriças, foi criada a CMT como parte do Acordo de Cooperação Mista, assinado em maio de 1996 e ratificado com o Plano de Ação da Parceria Estratégica, registrado e divulgado em fevereiro de 2008.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!