Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Oficina valoriza roteiros turísticos no Amapá

O evento faz parte da programação do Pavilhão de Negócios da 51ª Expofeira do Amapá.

Por Redação
07/11/2015 16h32
Proprietários de agências, guias, acadêmicos e docentes de cursos de Turismo e agentes de viagem de Macapá participaram neste sábado, 7, de uma oficina de elaboração de roteiros turísticos promovida pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur). O evento faz parte da programação do Pavilhão de Negócios da 51ª Expofeira do Amapá.

“A partir do momento que a Setur nos propõe a participar desta oficina, temos a oportunidade de aprimorar nossos conhecimentos sobre como desenvolver o turismo no Estado. É necessário aprimorarmos e qualificarmos pessoal para este mercado de trabalho”, enfatizou o professor Paulo Gurgel.

O turismo receptivo é o serviço destinado a atender às expectativas de pessoas que adquiriram o produto turístico ou que viajam a negócios e precisam de apoio em seus deslocamentos. Para que esse segmento se desenvolva, especialistas do setor afirmam que devem existir alguns fatores para atrair os visitantes, tais como recursos naturais, históricos e culturais, facilidade de acesso, promoção turística, infraestrutura básica e complementar, condições favoráveis de vida da população local, posicionamento geográfico adequado e centros de negócios.

Segundo Elisandra Gonçalves, técnica de turismo da Setur, a proposta da secretaria é desenvolver o turismo receptivo no Amapá. “Nós temos um número significativo de agências de viagens, mas poucas trabalham o turismo receptivo. Nosso objetivo é incentivar a captação de turistas para o Amapá. Para se trabalhar com receptivo, as agências devem apresentar roteiros atrativos. Hoje, o ecoturismo é o mais procurado, e nós temos esse potencial”.

Elisandra acredita que é fácil vender o turismo ecológico no Amapá, que é um dos estados mais preservados do país e tem lugares como Parque do Tumucumaque, Cachoeira de Santo Antônio, Cabo Orange, entre outros.

Para prestigiar alguns pontos turísticos que envolvem a natureza preservada, é preciso passar por todo um processo de visita organizada, autorizado pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), e as agências precisam se adaptar.

51ª Expofeira

A 51ª Expofeira do Amapá é uma realização do Governo do Estado e Sebrae. O evento ocorre no Parque de Exposições da Fazendinha, no período de 30 de outubro a 8 de novembro. Da área total de 120 mil metros quadrados, serão ocupados 116 mil. A concepção da 51ª Expofeira é transformá-la em feira de negócios, dando ênfase ao desenvolvimento econômico do estado. Dois eixos estarão em evidência - Produção de Alimentos e Produção Florestal.

Em 2015 o evento conta com o patrocínio do Banco do Brasil, CAIXA, Banco da Amazônia e Sicoob CredEmpresas-AP e apoio da Associação Comercial do Amapá (ACIA), Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e Consórcio Equador.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!