Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

‘Entrega dos Presentes’ dá a partida para as encenações da Festa de São Tiago

Primeiro episódio marca o início da parte teatral da festividade, simbolizando uma suposta tentativa de trégua por parte do rei mouro Caldeira.

Por Gabriel Penha
24/07/2019 20h00

Presentes são entregues em casas que simbolizam as autoridades cristãs

A encenação da ‘Entrega dos Presentes’, na tarde desta quarta-feira, 24, marcou o primeiro dia das batalhas entre mouros e cristãos, ponto alto da Festa de São Tiago, em Mazagão Velho. De acordo com o enredo da programação, o presente (comidas) simboliza uma suposta tentativa de trégua por parte do rei mouro Caldeira, para cessar a guerra com os cristãos.

Diz a lenda que, na verdade, as comidas oferecidas estavam envenenadas. Desconfiados, os cristãos atiraram as iguarias para os animais, que amanheceram mortos. Para celebrar a vitória que achavam certa contra os inimigos, os mouros ofereceram um baile de máscaras no qual os cristãos remanescentes poderiam mudar de lado sem serem reconhecidos pelos seus oficiais -  esse episódio será encenado na noite desta quarta.

Os presentes são entregues em casas que simbolizam as autoridades cristãs: na casa onde morava Vavá Santos (in memorian), que foi narrador da festa, representante da igreja, agente distrital e residência do prefeito em Mazagão Velho. Nesta última, receberam os cavaleiros o prefeito de Mazagão, Dudão Costa, e o secretário estadual de Cultura, Evandro Milhomem, representando o governo do Estado.

A programação continua nesta quinta-feira, 25, ponto alto da festa mazaganense. No Dia de São Tiago, haverá missa campal, às 8h, seguida do círio, com as imagens de São Tiago e São Jorge, e cavaleiros vestidos a caráter. Ao meio dia, será a passagem do Bobo Velho, e a partir de 15h, a segunda parte da encenação das batalhas entre mouros e cristãos.

A Festa de São Tiago

Tradição trazida da África no século 18, a Festa de São Tiago completa 242 anos em 2019, e acontece de 16 a 28 de julho. É realizada desde o ano de 1777 em Mazagão Velho, no município de Mazagão. Mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto para contar a aparição de Tiago como um soldado anônimo que lutou bravamente ao lado do povo cristão contra os mouros e garantiu sua vitória.

É organizada e realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Amapá e prefeitura local. Este ano, o Estado investiu R$ 692.738,40, repassados através de convênio celebrado entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Fundação Municipal de Cultura e Turismo de Mazagão (MazagãoCult).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!