Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Devota de São Tiago retorna a Mazagão depois de quatro anos para ver encenação da batalha

Teatro a céu aberto foi o ponto alto da festividade de São Tiago nesta quinta-feira, 25, em Mazagão Velho.

Por Redação
25/07/2019 19h05

Devota de São Tiago, Joana Lima, 45 anos, prestigia a encenação da batalha entre mouros e cristãos desde a infância, influenciada pelo tio mazaganense. Já faziam quatro anos que ela não assistia à encenação.

“Essa festa representa nossa fé por São Tiago e eu me emociono muito em poder prestigiar esse momento tão importante de devoção depois de quatro anos”, relatou a dona de casa que mora em Macapá.

Interpretada há 242 anos pelos filhos de Mazagão, a batalha entre mouros e cristãos atraiu a atenção de milhares de pessoas nesta quinta-feira, 25. A encenação é o ponto alto da festividade que acontece entre os dias 16 e 28 de julho na Vila de Mazagão Velho, há 70 km de Macapá.

Considerado um dos maiores teatros a céu aberto do Brasil, a encenação iniciou ainda no dia 24 com a entrega de presentes aos cristãos como um suposto pedido de trégua.

Clique aqui para ver como ocorre a encenação da batalha entre mouros e cristãos.

A programação em homenagem a São Tiago segue até o domingo, 28, com atrações culturais, bailes, missas, novenas e a encenação do espetáculo feita pelas crianças da vila.

A Festa de São Tiago

Tradição trazida da África no século 18, a Festa de São Tiago completa 242 anos em 2019, e acontece de 16 a 28 de julho. É realizada desde o ano de 1777 em Mazagão Velho, no município de Mazagão. Mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto para contar a aparição de Tiago como um soldado anônimo que lutou bravamente ao lado do povo cristão contra os mouros e garantiu sua vitória.

É organizada e realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Amapá e prefeitura local. Este ano, o Estado investiu R$ 692.738,40, repassados através de convênio celebrado entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Fundação Municipal de Cultura e Turismo de Mazagão (MazagãoCult).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!