Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Festa de São Tiago muda a rotina de moradores da Vila de Mazagão Velho

Moradores se preparam para receber turistas com a decoração de casas e ruas e aproveitam para vender iguarias regionais.

Por Redação
25/07/2019 13h22

Todos os anos, entre 16 e 28 de julho, a rotina dos moradores do distrito de Mazagão Velho, no município de Mazagão, a 62 quilômetros de Macapá, se transforma. Nesse período, a localidade recebe milhares de visitantes atraídos pela tradicional Festa de São Tiago. Mas a maioria costuma comparecer no ponto alto do evento – 25 de julho – quando se comemora o Dia de São Tiago. De 2 mil pessoas, o número salta para uma média de 50 mil, segundo estimativa da Polícia Militar.

Os turistas aproveitam para conhecer as belezas naturais da vila, como o Balneário do Rio Mutuacá, recentemente revitalizado pelo governo do Estado. A água do balneário foi aprovada para banho durante análise do Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial (Imap). E o Corpo de Bombeiros montou uma base no local para garantir a segurança dos banhistas, assim como a Polícia Militar também mobilizou efetivo. 

Para que os visitantes entrem no clima da Festa de São Tiago, os moradores decoram suas casas com fitas ou imagens do santo. As ruas também ficam coloridas, especialmente, a Senador Flexa, onde ocorre a encenação da lendária batalha entre mouros e cristãos todo dia 25 de julho, num verdadeiro teatro a céu aberto.

A familia Ribeiro, por exemplo, mantém residência em Mazagão há mais de 30 anos. O dia a dia de todos se modifica para homenagear o santo guerreiro – como consideram os devotos.

"As pessoas mantêm a tradição há muitos anos e isso mobiliza nossa comunidade. Essa festa mostra a fé que temos em São Tiago e tudo é preparado com muito carinho. Muitos moradores chegam a reformar suas casas especialmente para a festividade", conta a dona da casa, Edna Ribeiro, 40 anos.

Para outros mazaganistas, a Festa de São Tiago é uma oportunidade de incrementar a renda. É o caso da feirante Rosalina Silva, 37 anos, que vende pratos com iguarias regionais como açaí e camarão no bafo, em um barco no Rio Mutuacá.

"Meu objetivo é oferecer ao cliente a experiência de degustar nossa culinária apreciando essa vista! A ideia deu certo e estou vendendo sem parar desde quarta-feira!", comemora Rosalina.

O Governo do Amapá apoia a festividade garantindo apoio logístico e serviços essenciais de saúde, segurança pública e outras ações.

A Festa de São Tiago

Tradição trazida da África no século 18, a Festa de São Tiago completa 242 anos em 2019, e acontece de 16 a 28 de julho. É realizada desde o ano de 1777 em Mazagão Velho, no município de Mazagão. Mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto para contar a aparição de Tiago como um soldado anônimo que lutou bravamente ao lado do povo cristão contra os mouros e garantiu sua vitória.

É organizada e realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Amapá e prefeitura local. Este ano, o Estado investiu R$ 692.738,40, repassados através de convênio celebrado entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Fundação Municipal de Cultura e Turismo de Mazagão (MazagãoCult).

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!