Encontro abordará diretrizes curriculares nacionais para a educação quilombola no Amapá
IV Encontro Estadual de Gestores Quilombolas será nos dias 28, 29 e 30 de agosto, no auditório da Ueap, em Macapá.
O Governo do Estado do Amapá (GEA) vai promover no período de 28 a 30 de agosto, o IV Encontro Estadual de Gestores Quilombolas. O evento acontecerá de 8h às 12h, no auditório da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), em Macapá. Esta edição tratará a temática “Políticas públicas afirmativas educacionais no processo de formação para a melhoria do fazer pedagógico na educação escolar quilombola”.
As inscrições para o encontro são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://bit.ly/2ZlLA0j. Podem se inscrever gestores escolares, professores, estudantes e sociedade civil. O evento é organizado pelo Núcleo de Educação Étnico-Racial da Secretaria de Estado da Educação (Neer/Seed), com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc/AP).
Este ano, serão abordadas informações pertinentes às Diretrizes Curriculares Quilombolas. A proposta é contribuir para a troca de experiências educacionais sobre o assunto, bem como a valorização das boas práticas pedagógicas desenvolvidas nas unidades escolares que se encontram em áreas remanescentes quilombolas, ou que atendam alunos provenientes dessas áreas, e à formação continuada de seus profissionais da educação.
O encontro terá palestras, oficinas e minicursos para os docentes, técnicos, e comunidade acadêmica do Amapá, e vai oportunizar a divulgação, exposição de trabalhos e produções científica e pedagógica referente aos estudos afro-brasileiro.
Programação:
Quarta-feira (28/08)
8h30 - Abertura oficial
8h40 - Dinâmica laboral
9h às 10h30- Palestra: As minorias sociais: racismo e políticas educacionais de inclusão no Brasil.
10h30 - Intervalo
10h40 às 12h - Palestra: “Políticas públicas afirmativas educacionais: no processo de formação para a melhoria do fazer pedagógico na educação escolar quilombola”
Quinta-feira (29/08)
8h às 8h20 - Dinâmica de socialização e apresentação cultural
8h20 às 9h30 - Estatuto da rede de escolas quilombolas do Amapá
9h30 às 10h40 - Palestra: “O território quilombola no ordenamento jurídico brasileiro”
10h40 - Intervalo
10h50 às 12h - Palestra: “A educação quilombola e sua interface com a educação do campo: desafios na construção do projeto político pedagógico nas escolas quilombolas”
Sexta-feira (30/08)
8h - Apresentação cultural
8h30 às 9h45- Palestra: terras quilombolas e sua regulamentação
09h45 - Intervalo
09h55 às 11h20
Oficinas:
1) Turbante;
2) Caixinha de marabaixo de bambu;
3) Bonecas abayomi;
4) Poesia afroamapaense;
5) Flores de marabaixo;
6) Malungos na escola: questões sobre culturas afrodescendentes e educação.
11h30 - Socialização das oficinas
12h - Encerramento
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!