Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

GTA realiza treinamento para combater incêndios florestais

Ação utiliza um reservatório de lona, com capacidade para 820 litros de água, com objetivo resfriar áreas com focos de queimadas.

Por Redação
04/09/2019 18h45

Equipamento permite captar água da fonte mais próxima do foco de incêndio e lançar sobre a área atingida

Agentes do Grupo Tático Aéreo (GTA) do Amapá estão em treinamento para atuarem em ações preventivas contra possíveis queimadas no Estado. Nesta quarta-feira, 4, os 30 integrantes da unidade realizaram uma simulação de operação com o “Bambi Bucket”, que é um reservatório de lona, com capacidade para 820 litros de água, utilizado para controlar focos de incêndios em áreas urbana e florestal.

A atividade está entre as ações coordenadas pelo Exército Brasileiro, dentro da Operação Verde Brasil, conforme as medidas da operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), decretada pelo presidente da República Jair Bolsonaro para combater queimadas e desmatamentos na Amazônia Legal. O Amapá aderiu à GLO com foco nas ações preventivas e educativas.

O treinamento do GTA teve início na segunda-feira, 2, e terminou nesta quarta. Pela manhã, no Hangar do Aeroporto Internacional de Macapá; à tarde, houve uma demonstração da estratégia na 22º Brigada de Infantaria e Selva, para o comando do Exército no Amapá.

O exercício, que utilizou o helicóptero “Gavião 01”, foi realizado mais de uma vez e contou com a participação de pilotos em comando, copilotos e da equipe operacional do GTA.

“A forma correta de fixar o aparelho na aeronave foi minuciosamente explicada aos participantes durante a orientação teórica, bem como todos os demais detalhes, como os instrumentos e tudo o que envolve a operação. Nossa missão é resfriar a área para facilitar o trabalho das equipes de terra, além de monitorar a região e transportar equipes”, garante o coordenador do GTA, comandante Ajaje Rachid.

O “Bambi Bucket” tem como principal objetivo captar água da fonte mais próxima do foco de incêndio e lançar sobre a área atingida. O procedimento é fundamental no apoio à equipe de solo.

“Para nós, a importância do GTA é muito grande porque o vetor aéreo, no uso de helicóptero, potencializa as nossas ações. Permite chegar em lugares com maior rapidez, ter acesso a áreas de difícil acesso e, principalmente, é um instrumento de reconhecimento aéreo. É um veículo que potencializa as operações de combate ao fogo e de inteligência em reconhecimento”, resume o general brigadeiro Luiz Gonzaga Viana, comandante da 22º Brigada de Infantaria e Selva.

O trabalho integrado das várias agências de Segurança Pública, sejam elas da esfera estadual, sejam da esfera federal, lança novo olhar sobre o controle de crimes na Amazônia. Para o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP) e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Wagner Coelho, a prevenção é o fator principal.

“Se comparado a 2018, estamos com um número muito abaixo de foco de queimada, mas temos previsão de que a temporada de calor aumente a partir de agora, setembro, quando a incidência da chuva diminui. Todos os órgãos, civis e militares, estaduais e federais, trabalham integrados. Todos os órgãos de Segurança do Governo do Amapá estão atentos às necessidades da Amazônia”, finaliza o coronel.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!