Sims capacita técnicos para identificar demandas e planejar ações socioassistenciais
Equipes dos 16 municípios do Estado participam da qualificação em vigilância socioassistencial, estratégica da gestão do Sistema Único de Assistência Social.
Capacitação prossegue nesta sexta-feira, 6, no auditório do Prodap, em Macapá
Para aperfeiçoar o atendimento e os serviços ofertados aos usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas), a Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims) está ofertando uma qualificação em vigilância socioassistêncial aos profissionais de todo o Estado que atuam na área. Nesta quinta-feira, 5, ocorreu o primeiro dia de treinamento que segue até sexta-feira, 6, no auditório do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), em Macapá.
A qualificação está sendo ministrada por técnicos da Sims que compõem o Núcleo de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (NUEP/AP), com a participação de dois representantes que atuam diretamente nas secretarias de Assistência Social dos 16 municípios do Amapá, além de integrantes da gestão estadual e membros do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas).
A primeira etapa do “Capacita Sims”, como é intitulada a capacitação, aborda o tema vigilância socioassistencial, que é uma ação estratégica da gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
De acordo com a assistente social Gracy Andrade, coordenadora da formulação e gestão da política de assistência social da Sims, a vigilância tem fundamental importância por mapear os territórios e tomar conhecimento das vulnerabilidades e riscos à população. Com o treinamento, os técnicos poderão produzir os dados e identificar das demandas prioritárias dos municípios, tendo eficácia nas atividades de planejamento, supervisão e execução dos serviços socioassistenciais.
“O objetivo é estruturar a vigilância socioassistencial em todo o Estado, impulsionando as equipes a, posteriormente, realizarem o planejamento municipal com base nas demandas específicas de cada região”, explicou Gracy.
Rose Bernal, secretária Municipal de Ação Social de Tartarugalzinho, considerou a iniciativa importante diante da carência de conhecimento do real cenário dos municípios que ainda precisam elaborar um plano municipal socioassistencial.
“Através da vigilância socioassitencial, vamos conseguir fazer diagnóstico e saber quais são e onde estão os maiores índices de vulnerabilidade das nossas regiões e as políticas públicas que devem ser aplicadas”, ponderou a gestora.
A Sims constituiu uma comissão para organizar as capacitações com base nas necessidades e solicitações dos municípios. O grupo é formado por integrantes da pasta, Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas), Conselho Estadual de Assistência Social e Ministério Público Estadual (MPE/AP). Outros treinamentos devem ocorrer ainda neste ano.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!