Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Distribuindo abraços e flores que simbolizam a vida, EAP encerra 'Setembro Amarelo'

Escola de administração realizou uma caminhada de encerramento pelo Centro de Macapá, com a participação de servidores públicos.

Por Redação
27/09/2019 19h53

Gestos de carinho foram distribuídos por servidores públicos que participaram da caminhada

Com distribuição de abraços e ikebanas - um pequeno arranjo de flor da cultura oriental, que simboliza a vida -, a Escola de Administração Pública do Amapá (EAP) encerrou, nesta sexta-feira, 27, o “Setembro Amarelo” - campanha de prevenção e combate ao suicídio.

Os gestos de carinho foram oferecidos a quem passava pelo Centro de Macapá, pelos servidores públicos participantes das capacitações realizadas pela EAP, durante uma caminhada, denominada “Vencendo Juntos”.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), só no Brasil, a cada 46 minutos alguém tira a própria vida. E, apesar do progresso nos programas de prevenção por diversos países, os dados ainda são alarmantes: uma pessoa morre a cada 40 segundos por suicídio, no mundo.

O diretor-presidente da EAP, Jorielson Nascimento, ressaltou a importância da campanha com a participação de todos os servidores públicos.

“Temos que enfrentar diariamente esse mal, reforçando a valorização da vida com nossos servidores e buscando sempre ajudar quem está passando por momentos difíceis. A nossa caminhada distribuiu abraços, broches e flores na intenção de mostrar que nos importamos com o outro”, disse o secretário.

O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos; logo atrás de acidentes nas estradas. Entre os adolescentes de 15 e 19 anos, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre meninas e a terceira principal causa de morte entre meninos.

A autônoma Elane Cristina, 29 anos, aproveitou a caminhada para vender chopp de frutas. Ela apoiou o evento, e disse já ter presenciado o sofrimento de uma pessoa em depressão.

“Eu mesma já fui chamada para conversar com uma adolescente que estava se automutilando, pois, estava depressiva. Esse tipo de movimento, essa mensagem, é realmente de extrema importância para pessoas de todas as idades”, apoiou.

A caminhada percorreu a Rua Binga Uchôa e retornou pela Rua Azarias Neto (Beira-Rio), assim, visitando os quiosques da Praça do Coco, e, finalizando em frente a EAP. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A cor amarela foi adotada por conta da história de um jovem, que tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo.

Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsApp

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!