Expofeira mostra a profissionais da comunicação porta para o mercado de petróleo
O curso foi gerenciado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, que dá apoio à indústria petrolífera no Brasil.
Com a iminente chegada da indústria petrolífera no Amapá, profissionais de diversas áreas afins, como logística, transporte, entre outros serviços, deverão ser selecionados pelo novo mercado. Por isso, a Expofeira ofertou uma capacitação sobre a cadeia de petróleo e gás para jornalistas.
O curso foi gerenciado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), que dá apoio à indústria petrolífera no Brasil. No treinamento, os comunicadores conheceram aspectos específicos sobre as fases da cadeia do petróleo, desde a descoberta e extração, até a produção de derivados.
Os outros temas foram relacionados ao meio ambiente, que mostraram as atuais tecnologias para minimizar os danos com a exploração, e licenciamento ambiental, que tratou sobre as regras para concessões e autorizações de operação.
“Aproveitamos este grande evento, que é a Expofeira, para oferecer esse treinamento à imprensa local, porque a cadeia produtiva de petróleo e gás está se instalando no Estado, então será necessária uma diversidade de mão de obra especializada, entre elas a da comunicação”, explicou a gerente executiva de relações institucionais do IBP, Rosângela Nucara.
Ainda de acordo com ela, existe uma carência de jornalistas para este mercado, em função das especificidades e o surgimento constante de novas tecnologias. Desta forma, é preciso que o profissional domine essa área.
A jornalista Maiara Pires antevê que o mercado vai exigir um profissional com conhecimento sobre a cadeia de petróleo. “É um assunto ainda desconhecido, não somente para os profissionais de imprensa, mas também para a população de modo geral. É neste sentido que está a importância do curso, que dá uma visão geral desse mercado para que nós possamos reportar a informação correta e com credibilidade ao público”.
Ela também vislumbra oportunidades com a chegada da indústria petrolífera no Amapá, não somente com a abertura de vagas de trabalho, mas também com a possibilidade de abertura de negócios.
“Nesse clima de empreendedorismo proporcionado pela Expofeira, o pensamento da gente logo fica condicionado a enxergar oportunidades. Então por que não pensar em abrir, sim, um negócio, uma agência de comunicação, por exemplo, para explorar este novo mercado que surge no Estado?”, animou-se a jornalista.
51ª Expofeira
A 51ª Expofeira do Amapá é uma realização do Governo do Estado e Sebrae. O evento ocorre no Parque de Exposições da Fazendinha, no período de 30 de outubro a 8 de novembro. Da área total de 120 mil metros quadrados, serão ocupados 116 mil. A concepção da 51ª Expofeira é transformá-la em feira de negócios, dando ênfase ao desenvolvimento econômico do estado. Dois eixos estarão em evidência - Produção de Alimentos e Produção Florestal.
Em 2015 o evento conta com o patrocínio do Banco do Brasil, CAIXA, Banco da Amazônia e Sicoob CredEmpresas-AP e apoio da Associação Comercial do Amapá (ACIA), Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e Consórcio Equador.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!