Diagro articula criação de conselhos municipais de sanidade animal
Representantes de 14 municípios participaram de encontro que debateu a importância e as responsabilidades de cada conselho.
Representantes de 14 municípios participaram da reunião
A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro) começou a articular junto aos 16 municípios a criação dos Conselhos Municipais de Sanidade Animal. A ação faz parte de uma exigência do Ministério da Agricultura Pesca e Abastecimento (Mapa), instituído durante auditoria realizada pelo órgão, ano passado, na Diagro.
Segundo o coordenador de Defesa Agropecuária da Diagro, Ivan Ramos, o objetivo de criação dos conselhos é aproximar as atividades desses municípios às ações desenvolvidas pela agência estadual em relação à defesa sanitária.
“Nesse primeiro encontro os 14 municípios que participaram abraçaram a ideia e se comprometeram com a criação do conselho, que depende de um projeto de lei a ser apresentado na Câmara Municipal de cada município. Cada representante levou uma minuta apresentada para servir de base à criação dessa lei”, frisou.
“Além de termos maior conhecimento do que o município está fazendo em relação às sanidades animal e vegetal, poderemos trabalhar em conjunto ações de defesa”, ressaltou.
A partir dos conselhos poderão ser geradas políticas públicas dentro dos municípios em relação à defesa sanitária. O Mapa exige o acompanhamento de controle social para financiamentos de ações. Os conselhos farão esse acompanhamento. Com a criação desses órgãos serão realizados fóruns com a participação de representantes de entidades governamentais e do setor produtivo para discussão das políticas agrícolas para cada município.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!