Aproveitamento de materiais sustentáveis é tema de palestra na 51ª Expofeira do Amapá
Quem ministrou a palestra foi a engenheira florestal, pesquisadora e professora da Ueap, Lina Bufalino.
Quem ministrou a palestra foi a engenheira florestal, pesquisadora e professora da Ueap, Lina Bufalino. Ela enfatizou o aproveitamento de resíduos florestais, agrícolas e industriais, para a produção de painéis, mdf e mdp (chapas de fibra de madeira). Esses resíduos, segundo Bufalino, também podem ser usados na construção civil.
No Brasil as tecnologias ainda estão um pouco longe das comunidades. Mas a pesquisadora prevê avanços, sobretudo nos projetos de pesquisas envolvendo as fibras do açaí. “Estou estudando o açaí como matéria-prima para papel, papelões e até tijolos e telhados”.
Empresas pioneiras nesse ramo são a Kirei, nos Estados Unidos, que aproveita resíduos variados da madeira, e a Bamboo, na China, que reutiliza o bambu em construções sustentáveis.
51ª Expofeira
A 51ª Expofeira do Amapá é uma realização do Governo do Estado e Sebrae. O evento ocorre no Parque de Exposições da Fazendinha, no período de 30 de outubro a 8 de novembro. Da área total de 120 mil metros quadrados, serão ocupados 116 mil. A concepção da 51ª Expofeira é transformá-la em feira de negócios, dando ênfase ao desenvolvimento econômico do estado. Dois eixos estarão em evidência - Produção de Alimentos e Produção Florestal.
Em 2015 o evento conta com o patrocínio do Banco do Brasil, CAIXA, Banco da Amazônia e Sicoob CredEmpresas-AP e apoio da Associação Comercial do Amapá (ACIA), Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e Consórcio Equador.
Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!