“Jamais seremos as mesmas pessoas”, diz participante do projeto Jovem Descolado
Sonhos, oportunidades e vontade de ter um futuro bem-sucedido são os desejos compartilhados pelos 337 jovens qualificados no programa.
Formatura aconteceu no Teatro das Bacabeiras
Comemorar uma vitória e a vontade de realizar mais sonhos foi o que uniu 337 jovens, no Teatro das Bacabeiras, nessa quinta-feira, 18, para a formatura do projeto Jovem Descolado. Entre eles estava Taylor William da Conceição, 19 anos. Para o aluno, a comemoração foi dupla. Além do certificado do curso, ganhou o prêmio aluno destaque pelo desempenho durante as aulas. Ao todo, 10 alunos receberam o prêmio.
O premiado destacou o que o curso representou para ele.“Acredito que a ressignificação dos nossos pensamentos foi o que o Jovem Descolado mais nos ensinou. Jamais seremos as mesmas pessoas que iniciamos esse projeto”, afirmou William.
Já Laura, de 19 anos, lembra que quando procurava trabalho a resposta era sempre a mesma: precisava de uma qualificação ou de experiência. Com o currículo sem essas exigências ela não conseguia entrar no mercado. No programa Amapá Jovem a bolsista teve a oportunidade de mudar sua realidade e foi selecionada para participar do Jovem Descolado.“Quando apareceu a oportunidade do curso eu fui fazer a minha inscrição de bicicleta. No meio do caminho o pneu furou. Então voltei para casa andando, peguei um dinheiro emprestado e fui de ônibus me inscrever. Não tenho condições financeiras de arcar com um curso desse e não poderia desperdiçar a oportunidade”, afirmou a bolsista.
Após a formatura, Laura já sabe o primeiro passo a ser dado.“Atualizar o meu currículo. Não tinha nada para colocar nele, agora tenho: um curso que me qualificou para buscar uma vaga no mercado de trabalho”, disse.
Além de estarem preparados para o mercado, os jovens também aprenderam lições para a vida.
“Estamos focados no que queremos para o nosso futuro. Além do conhecimento também aprendemos a ter empatia. Isso vou levar para a vida”, disse Hercules Batista, de 22 anos.
O secretário Extraordinário de Políticas Públicas Para a Juventude, Pedro Filé, explica que a qualificação e a inserção dos jovens no mercado de trabalho são fundamentais para garantir que os bolsistas do Amapá Jovem enxerguem além do programa - para conquistar um futuro independente.“Esses jovens foram preparados para o mercado de trabalho. Seja em busca de uma vaga em empresas ou montando seu próprio negócio”, observou.
O projeto Jovem Descolado é uma parceria do Governo do Estado com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ao todo, 890 jovens foram qualificados. Nesta sexta-feira, 18, são os alunos do município de Santana que receberão seus certificados. Siga o Canal do Governo do Amapá no WhatsAppFique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!