Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

"Vai melhorar nossas vidas", diz morador sobre ampliação no abastecimento de água no Jari

Até o fim de 2019, 80% dos moradores da cidade terão acesso à água tratada com a implantação de um poço tubular em Laranjal do Jari.

Por Redação
19/10/2019 10h13

Autônomo Cleiton Azevedo das Chagas, 31 anos, morador do bairro Malvinas será um dos beneficiados com a ampliação na distribuição de água tratada em Laranjal do Jari

“Um projeto como esse vai melhorar nossas vidas, pois não era fácil viver sem água tratada. Vai ser gratificante quando essa água chegar nas nossas torneiras, porque água é vida”, comemorou o autônomo Cleiton Azevedo das Chagas, 31 anos, morador do bairro Malvinas que será um dos beneficiados com a ampliação na distribuição de água tratada em Laranjal do Jari.

O morador participou nesta quinta-feira, 18, de uma audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores de Laranjal do Jari, onde foi explicado sobre a execução do projeto pela Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa). Os serviços preveem a implantação de um poço tubular de 12 x 250 metros no município. O investimento do Estado é de R$ 1,3 milhão.

De acordo com o diretor-presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, a previsão é de que até o fim de 2019, 80% da população de Laranjal do Jari tenha acesso à água tratada. Atualmente apenas 40% dos moradores tem acesso ao serviço oferecido pela companhia.

“Vamos completar ainda a interligação do sistema de abastecimento entre o bairro Samaúma e o Malvinas, isso vai levar água tratada para os moradores dessa região e também para o Centro de Laranjal”, explicou o presidente.

A construção do poço é um serviço paliativo, já que o Estado está auxiliando a Prefeitura Municipal de Laranjal do Jari na elaboração do projeto da Universalização da Água. O município já tem à disposição R$ 21 milhões da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para execução dos trabalhos.

“Conseguimos a liberação do recurso e agora o governo, através dos técnicos da Caesa, estão nos auxiliando na elaboração deste projeto”, explicou o prefeito Márcio Serrão.

O diretor técnico da Caesa, João Paulo Bentes, esclareceu que a execução deste projeto vai dar uma solução definitiva ao problema da água em Laranjal do Jari.

“Nossa expectativa é de que nos próximos 3 ou 4 anos a gente consiga levar água tratada para 100% da população do município”, frisou o diretor.

A deputada estadual, Alyne Serrão, destacou que a execução desses serviços são fruto da solicitude do governador do Amapá, Waldez Góes, que tratou diretamente com o município sobre a necessidade de levar água tratada para a torneira dos moradores de Laranjal do Jari.

"O Laranjal é o terceiro município mais populoso do Amapá, que sofria com a falta de saneamento básico, mas graças à esse olhar do Estado, que firmou essa parceria com o município, conseguiremos levar água para a torneira da nossa população", frisou a parlamentar.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!