Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Amapá vai integrar base de dados nacional de combate à criminalidade

Tecnologia criada pelo Ministério da Justiça facilita integração e análise de grandes volumes de dados na segurança pública.

Por Redação
24/10/2019 18h04

Tecnologia foi apresentada para gestores da segurança local das esferas estadual, federal e municipal

O Amapá terá informações e dados integrados ao Sistema Nacional de Estatística de Segurança Pública (Sinesp). A ferramenta foi criada pelo Ministério da Justiça e está sendo apresentada para gestores da segurança local das esferas estadual, federal e municipal, por técnicos da Secretaria Nacional de Segurança (Senasp).

O projeto “Sinesp Big Data e Inteligência Artificial” propõe a integração, em um grande banco de dados, de informações de todos os órgãos da segurança e de fiscalização, no combate à criminalidade.

Na prática, as ferramentas virtuais compartilhadas vão permitir acesso aos cadastros prisionais, serviço de geolocalização para indicar quando e onde uma ocorrência foi registrada, consultas e acompanhamentos de ocorrências, verificação de sensores, visualização de câmeras, viaturas e de pessoas com tornozeleiras em tempo real, procura de boletins de ocorrências de outros estados e municípios, entre outras possibilidades.

O sistema foi apresentado pelo coordenador-geral de Gestão e Integração de Dados da Senasp, Wanderley Silva Júnior, durante reunião ocorrida na quarta-feira, 24, na Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Silva Júnior explicou que a ideia da ferramenta é integrar sistemas de vários estados e municípios para que policiais tenham acesso a informações de outros casos, e até possam consultar ações realizadas no passado. 

“Os agentes de segurança vão poder acompanhar as ocorrências de todo o país, buscar informações e ficha criminal de suspeitos, monitorar veículos roubados, atuar no combate ao tráfico nas regiões de fronteiras, além de agir de prontidão na prevenção de assaltos e homicídios”, resumiu.

No Amapá, as ferramentas serão implantadas por etapas, com previsão de adesão total até 2020. Para o secretário de Estado da Segurança Pública, Carlos Souza, trata-se de mais uma solução à disposição dos serviços de inteligência.

“Nós já contamos com ferramentas de rastreamento, de radiocomunicação, que estão otimizando nossos serviços. Com a integração de informações de vários órgãos, como PF, PRF, MP, Detran, CTMac, Guarda Municipal, as investigações e resoluções de casos, com certeza, serão ainda mais otimizados”, falou.

Além do titular da Sejusp, as informações foram compartilhadas também com os superintendentes da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal, Aldo Balieiro e Dorival Ranuci, respectivamente; com o delegado-geral da Polícia Civil, Uberlândio Gomes; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Matias; o diretor-presidente do Prodap, Lutiano Costa e o promotor de Justiça Vinicius Carvalho, do Ministério Público do Estado.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Tá no ZAP ==> Entre no grupo de WhatsApp e receba notícias em primeira mão aqui!