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Técnicos de política educacional são treinados para o Novo Ensino Médio

Formação é para que os profissionais possam assessorar e auxiliar melhor as escolas para essa nova forma de ensino e aprendizagem a ser implementada.

Por Caroline Mesquita
25/10/2019 20h55

Formação aconteceu na Escola de Administração Pública, em Macapá, e envolveu 160 servidores da Seed.

Técnicos de política educacional da Secretaria de Estado da Educação (Seed) receberam, nesta sexta-feira, 25, formação sobre o Referencial Curricular Amapaense (RCA), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Ensino Infantil e Ensino Fundamental, e Novo Ensino Médio. A capacitação alcançou 160 servidores, e aconteceu na Escola de Administração Pública, em Macapá.

A formação é para que os técnicos da Seed tenham profundidade e amplitude de conhecimento sobre o currículo amapaense alinhado à base, às mudanças pedagógicas atribuídas aos ensinos infantil e fundamental, que acontecerão a partir de 2020, e às ações realizadas de planejamento para a implementação do Novo Ensino Médio. Desta forma, os profissionais podem assessorar e auxiliar melhor as escolas que tenham dificuldades nesta nova forma de ensino e aprendizagem que será implementado.

Pela manhã, a capacitação foi destinada ao RCA e BNCC Ensino Infantil e Ensino Fundamental. O espaço foi organizado em três módulos, com uma formação metodológica por estação. Os servidores foram divididos em salas distintas, cada uma com um foco diferente, para conhecerem a linguagem do documento, saber o que tem em comum entre as etapas, as mudanças que serão aplicadas em sala de aula, entre outros.

“Nosso objetivo é que os técnicos compreendam a estrutura e especificidades do documento, e saiam daqui sabendo o papel deles na implementação do RCA e da BNCC. Eles precisam estar por dentro dessas mudanças para assessorar os profissionais da Educação dessas escolas, que irão até à Seed buscar ajuda”, considerou o coordenador-geral da Pró BNCC no Amapá pela Seed, Almir Dias.

À tarde, a formação foi sobre o Novo Ensino Médio. Foi apresentado um resumo das ações executadas pela equipe da PróBNCC no estado, para a construção do referencial curricular amapaense do ensino médio. Até o momento, foi feita a escuta de estudantes, encontro com gestores e coordenadores escolares de toda a rede estadual, e formação de professores por área de conhecimento.

Além disso, foi feita uma prestação de contas sobre a participação dos técnicos pedagógicos nas discussões nacionais e atividades desenvolvidas pela Frente de Currículo e Novo Ensino Médio, promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

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